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quinta-feira, 24 de maio de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
Igreja mais antiga do mundo deixa teólogos espantados
Noticias que a midia não publica.
Igreja mais antiga do mundo deixa teólogos espantados
Revelação.
Da Jordânia vem a notícia de que encontraram o primeiro local de culto cristão, datado do século I. Os arqueólogos estão eufóricos, mas outros especialistas advogam cautela, até que as análises sejam mais conclusivas. O teólogo Carreira das Neves comenta ao DN esta grande descoberta
Igreja mais antiga do mundo deixa teólogos espantados
Revelação.
Da Jordânia vem a notícia de que encontraram o primeiro local de culto cristão, datado do século I. Os arqueólogos estão eufóricos, mas outros especialistas advogam cautela, até que as análises sejam mais conclusivas. O teólogo Carreira das Neves comenta ao DN esta grande descoberta
“Extraordinário”, comentam os especialistas
A notícia já tem uns dias, mas o impacto da sua descoberta ainda mal se sentiu: um grupo de arqueólogos jordanos afirma ter descoberto o mais antigo local de culto cristão do mundo, em Rihab, a 40 quilómetros de Amã. “Deve ter sido construído entre os anos 33 e 70 da nossa era”, explicou Abdul Qader Hassan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos, especificando que, por cima do local se construiu outra igreja, em pedra, em honra a São Jorge.
O templo subterrâneo agora descoberto, de estrutura circular, possui vários escalões e assentos de pedra para os sacerdotes. A tese dos arqueólogos sustenta que o local acolheu os primeiros cristãos, os 70 discípulos de Jesus Cristo, até à data em que os romanos abraçaram a religião católica, tendo então sido construída a igreja de São Jorge. Nesta existe um mosaico onde se mencionam “os 70 amados por Deus”.
As primeiras reacções não se fizeram, esperar. O historiador Thomas Parker da Universidade da Carolina do Norte Raleigh, que conduziu a descoberta da igreja de Aqaba, considera que enquanto não visitar o local as interpretações devem ser cautelosas. “Uma descoberta extraordinária como esta exige provas extraordinárias”, comentou o especialista, que defende que “precisamos de ver os artefactos encontrados, datá-los para saber se a sua ocupação data do século I”.
A notícia já tem uns dias, mas o impacto da sua descoberta ainda mal se sentiu: um grupo de arqueólogos jordanos afirma ter descoberto o mais antigo local de culto cristão do mundo, em Rihab, a 40 quilómetros de Amã. “Deve ter sido construído entre os anos 33 e 70 da nossa era”, explicou Abdul Qader Hassan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos, especificando que, por cima do local se construiu outra igreja, em pedra, em honra a São Jorge.
O templo subterrâneo agora descoberto, de estrutura circular, possui vários escalões e assentos de pedra para os sacerdotes. A tese dos arqueólogos sustenta que o local acolheu os primeiros cristãos, os 70 discípulos de Jesus Cristo, até à data em que os romanos abraçaram a religião católica, tendo então sido construída a igreja de São Jorge. Nesta existe um mosaico onde se mencionam “os 70 amados por Deus”.
As primeiras reacções não se fizeram, esperar. O historiador Thomas Parker da Universidade da Carolina do Norte Raleigh, que conduziu a descoberta da igreja de Aqaba, considera que enquanto não visitar o local as interpretações devem ser cautelosas. “Uma descoberta extraordinária como esta exige provas extraordinárias”, comentou o especialista, que defende que “precisamos de ver os artefactos encontrados, datá-los para saber se a sua ocupação data do século I”.
“Eu até me benzo…”
“Isto é muito… isto é espantoso. Eu até me benzo! É muito mais do que as últimas descobertas, há cerca de 40 anos, respectivamente da Casa de São Pedro e da Casa de Nossa Senhora da Nazaré, dos finais do século I”, comenta, ao DN, o padre Carreira das Neves, o maior especialista português em questões da Bíblia, que ontem fomos encontrar a assinar obras suas no stand da Universidade Católica na Feira do Livro. Perplexo porque não tivera ainda conhecimento da notícia, que leu atentamente, pelo menos o que está disponível nos media.
O seu primeiro comentário aproxima-se do prestado pelo historiador Parker, de que é preciso algum cuidado e esperar por se saber mais. Mas pelo que leu está de acordo em que o local cristão encontrado seja o mais antigo onde se celebrou Deus, com orações e liturgia.
“É absolutamente plausível”, comenta.
A prova mais importante das notícias, em sua opinião, é a citação da inscrição no mosaico da igreja de São Jorge sobre os discípulos -”os 70 queridos [amados] por Deus e pelo Divino”. Carreira das Neves lembra que para ele há aqui “um problema”, já que, explica, “nos primeiros tempos Jesus não era ainda Deus, era o Divino, assim o chamavam nos antigos escritos”. Mas, em contrapartida, lembra que a inscrição no mosaico “é uma prova de Jesus, de que ele não é um mito. Uma prova da existência da igreja primitiva que nos anos 70 da era de Cristo se refugiou para fugir à perseguição romana “.
Carreira das Neves sabe do que fala. Ele próprio, contou-nos, andou nos anos 60 a fazer arqueologia em Israel e na Jordânia durante três anos, como estudante de Exegese Bíblica [interpretação bíblica] . Tinha 26 anos e foi obrigado a estudar toda esta área. Diz, convicto, que “estamos a encontrar cada vez mais dados arqueológicos que nos ligam ao Antigo e Novo Testamento”.
A prova mais importante das notícias, em sua opinião, é a citação da inscrição no mosaico da igreja de São Jorge sobre os discípulos -”os 70 queridos [amados] por Deus e pelo Divino”. Carreira das Neves lembra que para ele há aqui “um problema”, já que, explica, “nos primeiros tempos Jesus não era ainda Deus, era o Divino, assim o chamavam nos antigos escritos”. Mas, em contrapartida, lembra que a inscrição no mosaico “é uma prova de Jesus, de que ele não é um mito. Uma prova da existência da igreja primitiva que nos anos 70 da era de Cristo se refugiou para fugir à perseguição romana “.
Carreira das Neves sabe do que fala. Ele próprio, contou-nos, andou nos anos 60 a fazer arqueologia em Israel e na Jordânia durante três anos, como estudante de Exegese Bíblica [interpretação bíblica] . Tinha 26 anos e foi obrigado a estudar toda esta área. Diz, convicto, que “estamos a encontrar cada vez mais dados arqueológicos que nos ligam ao Antigo e Novo Testamento”.
LEONOR FIGUEIREDO
mais link:
http://dn.sapo.pt/2008/06/16/artes/igreja_mais_antiga_mundo_deixa_teolo.htmlhttp://noticias.amigostestigos.com/?s=devem
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/06/11/Especial/Descoberta_na_Jordania_a_igreja_m.shtml
1 ComentárioMentiras em sites religiosos « Caiafarsa disse,
Fevereiro 20, 2009 às 1:40 pm
[...] Igreja mais antiga do mundo deixa teólologos [...]
http://dn.sapo.pt/2008/06/16/artes/igreja_mais_antiga_mundo_deixa_teolo.htmlhttp://noticias.amigostestigos.com/?s=devem
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/06/11/Especial/Descoberta_na_Jordania_a_igreja_m.shtml
1 ComentárioMentiras em sites religiosos « Caiafarsa disse,
Fevereiro 20, 2009 às 1:40 pm
[...] Igreja mais antiga do mundo deixa teólologos [...]
Depois
que nós católicos provamos a esses hereges que jamais existiu um cânon
bíblico sem os 7 livros, eles passaram a inventar mais uma mentiras,
agora os 7 livros sempre estiveram na bíblia, sempre foram canônicos mas
nunca foram usados e nem citados por Jesus e os apóstolos no Novo
Testamento; meus irmãos católicos, mesmo que esses livros não fossem
citados no Novo Testamento, o que isso tem haver com ser ou não ser
inspirados? Mas provarei que esses livros eram citados e usados pelos
apóstolos e por Jesus Cristo.
Festas da dedicação.
João 10
22. Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno
23. Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão
Eu
pergunto, algum protestante sabe o que era a festa da dedicação? O que
era comemorado? Quem inaugurou essa festa? E qual livro era usado para
confirmar essa tradição do calendário judaico?
I Macabeus 4
59. Foi estabelecido por Judas e seus irmãos, e por toda a assembléia de Israel que os dias da dedicação
do altar seriam celebrados cada ano em sua data própria, durante oito
dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, e isto com alegria
e regozijo
Ai de voz protestante, Jesus participando de uma festa apócrifa?
O terror ao ver o ressuscitado.
Apocalipse 11
11. Mas, depois de três dias e meio, um sopro de vida, vindo de Deus, os penetrou. Puseram-se de pé e grande terror caiu sobre aqueles que os viam.
Vejam
que São João o medo que sentiram aqueles que perseguiram Jesus Cristo
após sua ressurreição, passagem totalmente retirado do livro da
sabedoria.
Sabedoria 5
1. Então, com grande confiança, o justo se levantará em face dos que o perseguiram e zombaram dos seus males aqui embaixo.
2. Diante de sua vista serão presos de grande temor e tomados de assombro ao vê-lo salvo contra sua expectativa;
Ai de voz protestante será que São João usou um livro apócrifo para citar no Apocalipse?
Os 7 anjos na presença de Deus.
Apocalipse 8
2. Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombetas.
Só
existe um livro no Antigo Testamento onde cita os 7 anjos na presença de
Deus, São João lendo o livro de Tobias? Isso não seria uma heresia?
Tobias 12
15. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.
Ai de voz protestante será que São João usou um livro apócrifo para citar no Apocalipse?
O verbo divino.
João 1
1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
Apocalipse 19
13. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus.
Será que algum protestante sabe qual livro São João lia para usar esse termo Verbo de Deus? Só existe um livro no Antigo Testamento que possui esse termo.
Eclesiástico 1
5. O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos.
Ai de voz protestante será que São João era um herege que usava livros apócrifos?
Mulheres na igreja.
1 Corintos 14
34. Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas assembléias: não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei.
35. Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus
maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembléia.
1 Timotio 2
9.
Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se
com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos
penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo,
11. A mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão.
12. Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio.
13. Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva.
14. E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.
Alguns
protestantes até hoje não entende o porquê São Paulo dizia que as
mulheres eram submissas aos seus maridos e teriam que ficar em silencio
na assembléia, mas para quem tem uma bíblia original sabe que ele citava
os ensinamentos do livro de eclesiástico.
Eclesiástico 25
33. Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.
Eclesiástico 26
18. É um dom de Deus uma mulher sensata e ((silenciosa)), e nada se compara a uma mulher bem-educada.
Ai de voz protestante será que São Paulo errou em usar o livro de eclesiástico como ensinamentos para seus discípulos?
A recompensa pela esmola.
Atos 9
36. Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava.
Atos 10
4. Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: Que há, Senhor? O anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança.
Lucas 12
33. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói.
Mateus 6
3. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.
4. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
Bem meus irmãos, esses ensinamentos só existe claramente em dois livros do Antigo Testamento.
Tobias 4
7. Dá esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti.
Tobias 12
9. porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;
Eclesiástico 14
13. Antes de morrer, faze bem ao teu amigo, e dá esmola ao pobre conforme tuas posses.
14. Não te prives de um dia feliz, e não deixes escapar nenhuma parcela do precioso dom.
Eclesiástico 31
11. Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas.
Ai
de voz protestante, eu fiquei muito triste agora, acabei de saber que
São Lucas e Jesus Cristo usavam os livros apócrifos de Tobias e
Eclesiástico.
Honra aos antepassados.
Hebreus 11
1. A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.
2. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
Creio
que o autor de Hebreus seja o autor que mais usou os livros
deuterocanonicos, além de usar Macabeus ele usa muito o livro de
Eclesiástico, veja de onde ele retirou as citações da gloria dos
antepassados.
Eclesiástico 44
1. Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem.
2. O Senhor deu-lhes uma glória abundante, desde o princípio do mundo, por um efeito de sua magnificência.
Ai
de voz protestante, eu acredito que o autor de Hebreus não era muito
adepto do cânon farisaico que vocês usam como AT, além dele citar essa
passagem do livro de Eclesiástico como fonte para sua obra, ele faz
outras citações desse livro:
Henoc agradou a Deus.
Hebreus 11
5. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus
Essa
citação poderia ser muito bem retirada do livro de Gêneses, pois é nesse
livro que conta o primeiro relato de Henoc, pena que uma frase dessa
citação nos mostra claramente que o autor de Hebreus não o retirou do
livro de Genesis e sim o retirou do livro de Eclesiástico.
Prestem a atenção na frase (ele tinha agradado a Deus), essa frase não aparece no livro de gêneses:
Genesis 5
24. Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.
Perceberam
que em nenhum momento o livro de Genesis cita que Henoc agradou a Deus?
Mas o autor de Hebreus citou e retirou isso de outro livro do Antigo
Testamento.
Eclesiástico 44
16. Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.
Ai de voz protestante, será que o autor de Hebreus passou a ser herege?
Os irmãos 7 irmãos martirizados.
Hebreus 11
35. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, (movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa.)
Se
depois dessa citação os protestantes não se converterem e aceitarem os 7
livros de volta é por que satanás trabalha com uma venda em seus olhos,
o autor faz uma citação exata do livros de Macabeus, pessoas que foram
torturada e morta na esperança de uma ressurreição gloriosa, essa
historia consta no livros dos Macabeus.
2 macabeus 7
1. Havia também sete irmãos
que foram um dia presos com sua mãe, e que o rei por meio de golpes de
azorrage e de nervos de boi, quis coagir a comerem a proibida carne de
porco.
9. Prestes a dar o último suspiro, disse ele: Maldito, tu nos arrebatas a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para a vida eterna, se morrermos por fidelidade às suas leis.
41. Seguindo as pegadas de todos os seus filhos, a mãe pereceu por último.
Ai de voz protestante será que o autor de Hebreus usou um livro mentirosos para citar em sua obra do Novo Testamento?
Assim diz Jesus.
Mateus 23
27. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Bem,
como eu já provei a esses sepulcros caiados que hoje são os
protestantes, os 7 livros foram mais do que citados e usados por Jesus e
os apóstolos, clicando no botão de acionamento vocês verão que ao todo
são 300 citações dos 7 livros Deuterocanonicos no Novo Testamento.
Se o
fato de não ser citado por Jesus ou pelos apóstolos fosse algum critério
para designar um livro como “APÓCRIFO”, então os hereges protestantes
deveriam igualmente ter tirado de suas Bíblias os seguintes livros: Esdras, Neemias, Rute, Ester, Eclesiastes, Cânticos, Abdias e Naum. Que nunca foram citados pelos apóstolos ou por Jesus Cristo.
Por justiça deveriam ter acrescentado como “canônicos” os seguintes livros: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus, Assunção de Moisés e o livro de Henoc. Dos quais são feitas alusões no Novo Testamento, sendo o livro de Henoc e assunção de Moises citado por São Judas.
Agora
eu pergunto a esses hereges protestantes, será que nós católicos,
Jesus, os apóstolos e a historia estão todos errados e vocês estão
certos?
fonte de consulta:
http://macabeus.rede.comunidades.net/index.php?pagina=1622826863_03
MÁRTIRES
A palavra
grega mártir significa testemunha diante de um tribunal, mas, com
o tempo, ganhou um sentido cristão.
Afirma Orígenes (+ 254): “O
nome de mártir a comunidade cristã reservou para aqueles
que deram testemunho da fé em Cristo derramando seu sangue”.
O mártir, sem a menor dúvida, é
a mais alta identificação com Cristo que afirmou:
“Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, vos perseguirem
e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de
mim. Grande será a vossa recompensa nos céus” (Mt
5,11-12).
As primeiras comunidades cristãs
viam, nos irmãos que doavam a vida, um estímulo à
perseverança e novos intercessores junto ao Senhor. Seus túmulos
se tornavam locais de oração e de veneração.
Os mártires eram o orgulho da fé cristã.
IDENTIFICAÇÃO
COM CRISTO
|
Com o tempo, a Igreja foi percebendo que havia
um outro tipo de martírio, incruento, sem derramamento de sangue:
o martíriotestemunho de toda uma vida de dicada à fé
e ao Evangelho, na aceitação de afrontas e na dedicação
aos pobres e sofredores. Será que o doente que aceita a cruz da
dor cotidiana não vive uma espécie de martírio em
sua identificação com o Cristo crucificado? Sem dúvida,
pois o derramamento de sangue não diminui a importância do
heroísmo e da generosidade na vida cristã.
O ideal do martírio, dessa forma,
se estende a todos os estados de vida: religiosa, matrimonial, apostólica,
profissional. O missionário, que vive sem medo o perigo da perseguição,
é um mártir. A mãe e o pai de um filho com necessidades
especiais, em sua generosidade e paciência, vivem o martírio.
O jovem que dá testemunho de sua fé num ambiente difícil,
às vezes hostil para os cristãos, também vive o martírio.
A VIDA
DE UM MÁRTIR
Para a Igreja, não interessa o passado do mártir,
porque o importante é o momento decisivo do martírio. Assim,
um santo mártir não é aquele que viveu heroicamente
a fé, mas o que heroicamente derramou o sangue por Jesus.
Pode até ter sido um grande pecador, mau exemplo,
mas se aceitou o martírio para defender sua fé, ele mostrou
amor heróico e perfeito pelo Senhor. Vejam bem, nos processos
de beatificação de um mártir, não
se pedem milagres ou virtudes heróicas, mas a certeza de que derramou
o sangue por crer em Cristo, o que é a síntese de todas
as virtudes heróicas.
IGREJA
DE MÁRTIRES
A glória da Igreja são seus mártires:
homens, mulheres, jovens e crianças que a tal ponto amaram a Jesus
que não lhes importou sofrer ou morrer. A perseguição
que o Império romano moveu aos cristãos, durante 300 anos,
não os atemorizou ou diminuiu-lhes o número. Tertuliano,
grande teólogo, chegou a dizer: “O sangue dos mártires
é semente de novos cristãos”. (Confissões).
Houve quem se atemorizasse e cedesse no momento da perseguição,
pois nem todos receberam a graça e a força para enfrentar
o martírio.
O martírio era uma prova imensa, pois supunha
imensos sofrimentos, angústias, tortura, decapitação,
mutilação, ser entregue a animais ferozes nos circos, ser
queimado, enfim, ser levado à morte física. Santo Inácio
de Antioquia (séc. II), antes de ser despedaçado na boca
de leões e tigres, dizia: “Triturado por leões, serei
como o trigo que é triturado para com ele se fazer o pão
da eucaristia. Deixai-me ser pasto das feras”.
MÁRTIRES
ATUAIS
No dia 29 de dezembro de 2003, no Burundi, foi assassinado
a tiros o núncio apostólico Dom Michael A. Courtney, irlandês.
Ele foi a última vítima do ano dentre os 29 mártires
que perderam a vida por causa do ódio religioso. Na verdade não
a perderam, mas a ganharam cem vezes mais, como Jesus prometeu.
Isso faz parte da missão, porque o missionário
não pode se acovardar diante de fatos que ofendem a caridade, a
justiça e a paz. Os missionários continuam morrendo porque
se faz necessário
um testemunho de amor sem reservas. Destes 29 mártires, 17 foram
mortos na África, 10 na América e 02 na Ásia.
É a Igreja que continua fiel ao mandato do Mestre:
“Amai-vos como eu vos amei”... Ele morreu por nós!
“Amai-vos como eu vos amei”... Ele morreu por nós!
AS
CATACUMBAS
Cemitérios de
mártires
Usava-se
o termo Catacumbas para indicar uma região mais baixa
na Via Ápia, à altura das ruínas do Circo Máximo,
em Roma. A área tornou-se um ponto central da devoção
cristã porque ali, durante a perseguição de Valeriano
(257), os cristãos depositaram os corpos dos apóstolos Pedro
e Paulo que, mais tarde, foram trasladados para as basílicas de
Roma que acabaram levando seus nomes.
Fundamental na história da catacumba
era a deposição do corpo de um mártir. A veneração
dos fiéis por essas testemunhas, desde o início considerados
intermediários junto do Senhor, provocou mudanças significativas
nas catacumbas que passaram a ser decoradas e a se tornarem verdadeiras
igrejas para receberem os seus devotos.
Atualmente, entre
as catacumbas romanas, as de São Sebastião e de São
Lourenço são as mais visitadas pelos peregrinos que vão
a Roma. A razão é que nelas permanecem, até hoje,
as relíquias desses populares Santos da Igreja romana.