SÉRIE DOUTRINA
VERDADEIRA I
O BATISMO BÍBLICO E CRISTÃO
Algumas igrejas protestantes, principalmente as fundamentalistas,
criticam a prática da Igreja Católica de batizar crianças. Para eles, o batismo
é reservado apenas para adultos e crianças mais crescidas, pois este deve ser
administrado apenas após a evidência do "nascer de novo" - isto é,
após a pessoa "aceitar Jesus como único Senhor e salvador". No
instante desta "aceitação", a pessoa "nasce de novo" e se
torna cristão, um dos eleitos, e sua salvação está garantida, para sempre. Só
então se segue o batismo, já que este não possui poder salvífico algum. Na
verdade, quem morre antes que seja batizado, mas depois de ter
"aceitado" Jesus, vai para o paraíso de qualquer forma.
Da forma como estes protestantes
entendem, o batismo não é um sacramento (no real sentido da palavra) mas um ordenança.
De forma alguma transmitiria a graça que está simbolizando. Para eles, é apenas
um manifestação pública da conversão de alguém. Pelo fato de somente adultos ou
crianças maiores poderem se converter, o batismo é negado às crianças que ainda
não alcançaram a "idade da razão" (em torno dos sete anos). A maioria
destes fundamentalistas bíblicos afirmam que durante os anos anteriores à idade
da razão, os bebês e as crianças menores estão automaticamente salvas. Assim
que determinado indivíduo alcança a tal idade, deve "aceitar" Jesus
para alcançar o paraíso.
Desde os tempos do Antigo Testamento, a Igreja Católica entendeu o
batismo de forma diferente, ensinando que este é um sacramento que traz consigo
diversas coisas, a primeira das quais é a remissão dos pecados, tanto o pecado
original como o pecado atual - apenas o pecado original no caso dos bebês e
crianças pequenas, pois são incapazes de pecado atual - quando o batizado for
adolescente ou adulto.
Pedro explica o que no ocorre no
batismo quando diz, arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do
Espírito Santo (At 2,38). Porém, ele não faz restrição a este
ensinamento apenas aos adultos. Ele acrescenta, pois a promessa é para
vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o
apelo do Senhor, nosso Deus (v.39). E também lemos, Levanta-te.
Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome (At
22,16). Este mandamento é universal, não restrito a adultos. Além do mais,
estes versículos tornam clara a necessária conexão entre o batismo e a
salvação, uma conexão explicitamente mencionada por Pedro, que diz, esta
água prefigurava obatismo de agora, que vos salva
também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que
consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo (1Pd
3,21).
Cristo chama todos ao
batismo
Apesar de os protestantes
fundamentalistas modernos serem os principais opositores do batismo de
crianças, esta heresia não é nova. Na idade média, alguns grupos começaram a
rejeitar o pedobatismo, como os Cátaros e Valdenses. Mais tarde, os Anabatistas
(re-batizadores) deram prosseguimento a esta corrente doutrinária, afirmando
que crianças são incapazes de receber o batismo validamente. Porém, a Igreja
Cristã historicamente sempre sustentou que as leis de Cristo se aplicam às
crianças da mesma forma como aos adultos, pois Cristo disse que ninguém poderá
entrar no céu a menos que tenha renascido pela água e pelo Espírito (Jo 3,5).
Suas palavras devem ser aplicadas a todos aqueles que desejem ter direito ao
seu reino. Ele também defendeu este direito mesmo às crianças, deixai
vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para
aqueles que se lhes assemelham (Mt 19,14).
Lucas nos dá mais detalhes sobre esta
bela passagem das Escrituras. Trouxeram-lhe também criancinhas, para
que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém,
chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o
Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas (Lc 18,15-16).
Os protestantes afirmam que estas
passagens não se aplicam a crianças mais jovens e a bebês pois a passagem
implica que as crianças a que Cristo está se referindo são aquelas que podem ir
até ele por si mesmas (algumas traduções trazem "soltem as criancinhas
para que venham a mim", o que dá a entender que elas poderiam fazer isso
por si próprias). Os fundamentalistas, então, concluem que a passagem se aplica
somente às crianças que são capazes de andar, e, presumivelmente, capazes de
cometer pecados. Mas o texto de Lc 18,15 diz Trouxeram-lhe também
criancinhas (do grego proseferon de auto kai ta brephe). A
palavra grega brephe significa "bebês, crianças nos
primeiros anos de vida" - crianças completamente incapazes de chegar até
Cristo por si mesmas e que não possuem a capacidade de fazer uma decisão
consciente de "aceitar Jesus como seu Senhor e salvador". Este é
precisamente o problema. Os fundamentalistas refutam a possibilidade de
conceder o batismo a crianças por que elas não possuem ainda a capacidade de
fazer uma escolha consciente, como esta, por exemplo. Mas notem que Jesus diz porque
o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas [referindo-se
justamente a estas crianças que estavam sendo levadas a ele por suas
mães/responsáveis]. O Senhor não exigiu que elas fizessem uma escolha
consciente. Disse que elas são precisamente o tipo de pessoa
que pode vir até Ele e receber o reino. Então com que bases, pergunta-se aos
protestantes fundamentalistas, os bebês e as crianças jovens deveriam ser
excluídas do sacramento do batismo? Se Jesus disse Deixai vir a mim as
criancinhas e não as impeçais, porque impedi-las negando-as o batismo?
Em lugar da
Circuncisão
Além disso, Paulo nota que o batismo substitui a circuncisão (cf. Cl
2,11-12). Nesta passagem, ele se refere ao batismo como "circuncisão de
Cristo" e "circuncisão não feita por mão de homem". Usualmente,
somente crianças eram circuncidadas sob a Antiga Lei; a circuncisão de adultos
era rara, pois eram poucos os convertidos ao judaísmo. Se Paulo quisesse
excluir as crianças, não teria escolhido a circuncisão como paralelo do
batismo.
Esta comparação entre quem poderia receber o batismo e a circuncisão é
muito apropriada. No Antigo Testamento, se alguém quisesse se tornar judeu,
deveria crer no Deus de Israel, e ser circuncidado. No Novo Testamento, se
alguém quisesse se tornar cristão, deveria crer em Deus e em Seu Filho Jesus, e
ser batizado. No Antigo Testamento, aqueles nascidos em lares judeus poderiam
ser circuncidados em antecipação à fé judaica na qual iriam crescer e praticar.
Da mesma forma, no Novo Testamento, aqueles nascidos em lares cristãos poderiam
ser batizados em antecipação à fé cristã na qual iriam crescer e praticar. O
caminho é o mesmo: se alguém é adulto, deverá proclamar a fé para ser aceito
entre os membros; porém se este alguém é uma criança que ainda não possui
faculdades para proclamar a fé, a ele será conferido o rito para aceitação
entre os membros sabendo que será nesta fé que irá crescer. Esta é a base da
referência de Paulo ao batismo como sendo uma "circuncisão de Cristo"
- ou seja, o equivalente cristão da circuncisão.
Somente adultos eram
batizados?
Os fundamentalistas relutam em admitir que a Escritura em lugar algum
restringe o batismo a adultos, mas quando pressionados, acabam admitindo. Eles
concluem que mesmo que o texto não explicite esta idéia, existem significados
que suportam esta visão. Naturalmente, as pessoas cujos batismos são lidos na
Escritura (e alguns são identificados individualmente) eram adultos, mas porque
foram convertidos como adultos. Isto faz muito sentido, pois o cristianismo
estava apenas em seu começo. Não existia ainda uma "população
cristã", com crianças educadas em lares cristãos, etc.
Mesmo nos livros do Novo Testamento escritos mais tardiamente no
primeiro século, nós nunca - nem mesmo uma vez - vemos uma criança crescida em
lar cristão sendo batizada apenas após fazer a tal "decisão" por
Cristo. De preferência, sempre se assumiu que as crianças nascidas em lares
cristãos já eram cristãs, pois já haviam sido "batizadas em Cristo"
(Rm 6,3). Se o batismo de crianças não fosse o costume, deveriam haver
referências de filhos de pais cristãos sendo aceitos na Igreja apenas após
chegarem à idade da razão, mas não há nenhuma referência a isso na Bíblia.
Referências Bíblicas?
Mas, alguém poderia perguntar, a Bíblia
diz que bebês e crianças menores podem ser batizadas? As evidências são claras.
No Novo Testamento lemos que Lídia foi convertida pela pregação de Paulo
e que foi batizada juntamente com a sua família (At 16,15). O
carcereiro a quem Paulo e Silas converteram foi batizado naquela noite
juntamente com sua família, então, naquela mesma hora da noite, ele
cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a
sua família(v. 33). Em sua saudação aos coríntios, Paulo recorda, aliás,
batizei também a família de Estéfanas(1Cor 1,16).
Em todos estes casos, lares e famílias inteiras foram batizadas. Isto
significa mais do que apenas o cônjuge, pois as crianças também estavam
incluídas. Se o texto de Atos fizesse referências apenas ao carcereiro e à sua
esposa, porque não lemos "foi batizado, ele e sua esposa"? Portanto,
suas crianças também deveriam estar incluídas. O mesmo se aplica aos demais
batismos semelhantes citados na Escritura.
Devemos admitir que é impossível conhecer a idade exata das crianças;
poderiam ser crianças que já passaram da idade da razão, mas também poderiam
ser bebês ou crianças menores, mais jovens. É mais provável que habitassem
tanto crianças mais novas como mais velhas, e certamente haveriam crianças que
ainda não alcançaram a idade da razão nestes e tantos outros lares que foram
batizados, especialmente se considerarmos que a sociedade da época não se
preocupava com métodos de controle de natalidade. Além do mais, dado o caminho
para o entendimento de batismo em lares inteiros, se houvesse exceção a esta
regra (as crianças), deveria estar explícita.
Padres e Concílios
A doutrina da Igreja Católica de hoje
sempre foi a mesma adotada desde o início do cristianismo. Orígenes, por
exemplo, escreveu no terceiro século que "de acordo com o costume da
Igreja, o batismo é conferido às crianças" [Homilia a Leviticus
8:3:11, (244 d.C.}]. O Concílio de Cartago, em 253, condenou a doutrina de que
o batismo das crianças deveria ser adiado até os oito anos de idade. Mais
tarde, Santo Agostinho ensinou que "O costume da madre Igreja de
batizar crianças certamente não deve ser zombado...nem que esta tradição seja
algo que não dos apóstolos" [Interpretação Literal do Gênesis 10:23:39
(408 d.C.)]
Sem chance para
"invenção"
Nenhum dos pais ou Concílios da Igreja disse que esta prática era
contrária às Escrituras ou à Tradição. Concordavam que o batismo de crianças
era uma prática costumeira e apropriada desde os tempos da Igreja primitiva; a
única incerteza parecia ser quando - exatamente - a criança deveria ser
batizada. Mais evidências de que o batismo de crianças era uma prática aceita
na Igreja primitiva é o fato de que se o batismo infantil fosse contrário às
práticas religiosas dos primeiros cristãos, porque não possuímos nenhum
documento, nenhum, de escritores cristãos que reprovem esta prática?
Entretanto os protestantes fundamentalistas buscam ignorar os escritos
dos primitivos cristãos que claramente legitimam o batismo infantil. Tentam se
refugiar apelando para a história de que o batismo requer fé e, pelo fato de as
crianças serem incapazes de terem fé, não podem ser batizadas. É verdade que
Cristo deu instruções sobre a fé atual de adultos convertidos (Mt 28,19-20),
mas a sua lei geral sobre a necessidade do batismo (cf. Jo 3,5) não coloca
restrições aos sujeitos ao batismo. Apesar de as crianças estarem incluídas na
lei que Ele estabeleceu, existem exigências da lei que elas ainda não podem
cumprir por causa de sua idade. Não se pode esperar que sejam instruídos e
tenham fé se ainda são incapazes de receber alguma instrução ou manifestar a fé.
O mesmo é verdadeiro para a circuncisão, a fé em Deus era necessária para que o
adulto a recebesse, mas não se fazia necessária aos filhos dos judeus.
Além do mais, a Bíblia nunca diz "a fé em Cristo é necessária à
salvação, com exceção das crianças", mas simplesmente diz "a fé em
Cristo é necessária à salvação". Mesmo os protestantes fundamentalistas
devem admitir que aqui há uma exceção às crianças a menos que desejem condenar
todas as crianças automaticamente ao inferno. Desta forma, os próprios protestantes
fazem uma exceção às crianças em relação à necessidade da fé para alcançar a
salvação. Eles, dessa forma, criticam o católico por fazer a mesma exceção para
o batismo, especialmente se, como cremos, o batismo for um instrumento para a
salvação.
Torna-se aparente, então, que a posição
fundamentalista acerca do batismo infantil de fato não é conseqüência de
críticas bíblicas, mas da idéia protestante da salvação. Na realidade, a Bíblia
indica que as crianças podem, e devem, ser batizadas, pois elas também podem
herdar o Reino dos Céus. Além disso, o testemunho e a prática das primeiras
comunidades devem silenciar de uma vez por todas os que criticam a prática da
Igreja Católica de batizar crianças. A Igreja apenas dá continuidade à tradição
estabelecida pelos primeiros cristãos, que atenderam as palavras de Jesus, Deixai
vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles
que se parecem com elas (Lc 18,16).
Fonte: Catholic
Answers. Tradução: Rondinelly Ribeiro.
ONDE SE ENCONTRA O CONSENSO DO MUNDO PROTESTANTE?
Veja o que a Igreja presbiteriana fala sobre o batismo infantil
Batismo
infantil, prática da igreja primitiva
A
prova de que esta prática existia, pelo menos desde cedo, está na condenação
que dela faz Tertuliano.
Perto do ano 200, este severo teólogo condenou o costume de batizar crianças.
Não haveria a condenação se a prática não estivesse difundida.
Hipólito (169-235), em sua obra “Tradição Apostólica” (215 d.C), recomenda:
"Sejam batizadas, primeiramente as crianças"
A oposição regular veio dos Anabatistas. Estes condenavam os Reformadores
porque, tendo recebido o batismo na Igreja Católica, ao tornarem-se
protestantes não se tinham voltado a batizar e ainda mantiveram nas novas
Igrejas a prática pedobatista. Calvino, que também fora batizado na infância e
nunca aceitou um rebatismo, teve o cuidado de dedicar um longo capítulo das
suas Institutas a este assunto (Livro IV, cap. XVI), para mostrar o erro das conclusões anabatistas, que, como outros radicalismos,
ameaçavam a obra da Reforma. Até por esse capítulo de Calvino podemos ver que
os argumentos dos anabatistas eram os mesmos que hoje são usados contra as
Igrejas que batizam crianças, mas ao grande teólogo de Genebra não faltaram
textos bíblicos para justificar aquela prática.
Os Pais da Igreja, como Irineu ( século II ), por exemplo, se referem ao
batismo infantil ; sendo que o próprio Orígines ( século III ) foi batizado
quando criança.
Afirma Orígenes (185 - 255) sobre o batismo infantil: "A Igreja recebeu
dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos".
(Epist. ad Rom. Livro 5, 9). E Cipriano, em 258, adverte: "A graça do
batismo não deve ser apartada de ninguém e especialmente das crianças".
(Carta a Fido).
Clemente de Alexandria (155-225), diz que o batismo se destina "a crianças
pequenas"(0 Pedagogo, 195 d.C, 3:11);
No século III, um sínodo do Norte da África determinou que era permitido
batizar as crianças "já a partir do segundo ou terceiro dia após o
nascimento" (Epístola 64 de Cipriano).
O Sínodo de Elvira (306-312 d.C) recomenda: "As crianças devem receber o
banho do batismo"
Em 418, o Concílio de Cartago declara: "Também os mais pequeninos, que não
tenham ainda podido cometer pessoalmente algum pecado, são verdadeiramente
batizados para a remissão dos pecados, a fim de que, mediante a regeneração,
seja purificado aquilo que eles têm de nascença" (Dz.-Sch., Enquirídio, nº
223).
Já no século II a patrística trata o batismo infantil com naturalidade: Irineu
de Lião (+ 202) considera óbvia, entre os batizados, a presença de
"crianças e pequeninos" ao lado dos jovens e adultos (Contra as
Heresias II-24,4).
Os pais da igreja de um modo geral sempre aceitaram o batismo infantil como uma
prática vinda desde os tempos apostólicos e pelo menos 9 dentre 12 pais da
igreja, o aceitaram foram eles: Justino Mártir, Irineu, Orígenes e
posteriormente Agostinho.
Justino o Mártir (89-166), em sua "Primeira Apologia"(150 d.C),
afirma que no batismo, "muitos homens e mulheres se tornaram discípulos
desde crianças"(15:6); e em seu "Diálogo com Trifo"(160 d.C),
diz que o batismo é uma "Circuncisão Espiritual"(43:2).
A argumentação é muito maior e forte para quem aceita essa prática do que para
aqueles que não a vêem com bons olhos. Se por um lado os opositores a essa
doutrina dizem não haver exemplos explícitos disso em o NT, também não há a
menor referência a batismos de adultos nascidos e criados em lares cristãos.
Calvino usa os seguintes argumentos:
“O Senhor disse expressamente que a circuncisão que se administra às crianças
lhe servirá de confirmação do pacto que temos exposto. Se pois, o pacto
permanece sempre o mesmo, é de todo certo que os filhos dos cristãos não são
menos participantes dele do que foram os judeus do AT. E se participam da
realidade significada, por que não lhes a de ser comunicado também o sinal.”
“Alguns espíritos mal-intencionados se levantam contra o nosso hábito de
batizar crianças, como se essa prática não tivesse sido instituída por Deus,
mas se tratasse de algo inventado pelos homens recentemente, ou ao menos pouco
tempo depois dos apóstolos. Em face disso, achamos que, por dever de ofício, é
preciso confirmar e fortalecer, nesse ponto, as consciências fracas e refutar
as falsas objeções dos enganosos oponentes, com as quais eles poderiam
perverter a verdade de Deus no coração das pessoas simples, não suficientemente
preparadas para contestar suas astúcias sutis e hipócritas.”
"Assim como os filhos dos judeus eram chamados linhagem santa, porque eram
herdeiros da aliança e eram separados dos filhos dos incrédulos e dos
idólatras, assim também os filhos dos cristãos são chamados santos, ainda que
só o pai ou a mãe seja crente."
Portanto o batismo infantil é bíblico e não podemos negar ou passar
desapercebidos a esse fato que é tão importante para a edificação dos membros,
para o conforto de saber que nossos filhos pertencem ao pacto e traz sobre nós
pais, a responsabilidade de ensinarmos os nossos filhos no caminho do Senhor.
NOTA MINHA: ISSO É TUDO MUITO CATÓLICO!!!
ESSA É A VERDADE DA FÉ CATÓLICA
ACERTAM AS IGREJAS (EVANGÉLICAS) PROTESTANTES QUE REALIZAM O BATISMO INFANTIL.
CITO ALGUMAS IGREJAS QUE BATIZAM SEUS PEQUENINOS:
LUTERANOS;
ANGLICANOS;
PRESBITERIANOS; E
METODISTAS.
Me desculpe mas não teve embasamento nenhum bíblioo sobre o batismo quando criança... me pareceu muito mais um desefa de ponto de vista pessoal do que bíblica... todas as menções sobre vinde a mim as criancinhas não tem nada a ver com batismo... as passagens citada de que a circuncisão foi substituido pelo batismo também são fracas e todos que comentam sobre batismo seja ele proibindo ou não são de 200 depois de Cristo... é muito notória na Leitura bíblica que o próprio batismo nasceu do ato de se arrepender de algo, não vejo argumento plausível para batismo quando nenêm... realmente não há como ter...
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