A Campanha "Católicos Voltem para Casa" Já trouxe 200.000 de volta a Igreja!
Uma reflexão do seu fundador, Tom Peterson
ROMA,
quinta-feira, 6 de Maio de 2010 (ZENIT.org). Graças à campanha
Catholics come home, (Católicos, voltem para casa) fundada pelo
americano Tom Peterson, mais de 200.000 mil pessoas nos Estados Unidos,
entre ateus, ex-católicos e católicos não-praticantes, decidiram voltar
ao seio da Igreja para viver e testemunhar a fé católica.
Por meio de publicidade em diferentes canais de televisão nos Estados Unidos e da página de internet http://www.catholicscomehome.org/, também com versão em espanhol, http://www.catolicosregresen.org,
dezenas de milhares de pessoas puderam se encontrar com uma mensagem
que convida a descobrir a essência do Catolicismo, seu alcance ao longo
da história, como também com a felicidade que representa para milhões de
crentes ao redor do mundo de viver a fé Católica.
Tom
Peterson participou semana passada do VII Seminário Profissional para
os Gabinetes de Comunicação da Igreja, realizado na Universidade de
Santa Croce, em Roma, no qual falou sobre esta campanha nos Estados
Unidos.
A história desta iniciativa
Em
conversa com ZENIT, Peterson contou que tudo começou 13 anos atrás
quando foi a um retiro espiritual que mudou sua vida. Embora católico
praticante, admite que ele teve outras prioridades antes da vivência da
fé. Como resolução neste retiro, ele quis freqüentar mais os
sacramentos, assistir à Missa diária e tornar-se mais íntimo das
Sagradas Escritas.
Então,
ele disse que tinha dois sonhos: um com um bebê que estava sendo
sufocado com um travesseiro e outro com a promoção de anúncios para a
evangelização católica. "Ambos os sonhos puderam agora tornar-se
realidade: meios virtuais e nosso apostolado a favor de vida", conta
Peterson.
Em
1997, ele recebeu uma ligação da diocese de Phoenix (Arizona):
"Disseram-me: O Santo Papa João Paulo II, para a nova evangelização,
quis convidar católicos inativos a voltarem à Igreja para o Jubileu.
Você poderia nos ajudar?", conta Peterson.
A
este chamado respondeu prontamente. Compreendeu que se tratava do sonho
tornando-se realidade e do chamado recebido no retiro: "para usar os
talentos que Deus me deu, não para meu próprio benefício, mas para a
Igreja". Assim começou Catholics come home.
Começaram
a colocar no ar os primeiros anúncios de propaganda e, uma semana meia
depois, 3.000 pessoas voltaram à Igreja. Deste modo, Peterson percebeu
que deveria dedicar mais horas a esta campanha: "criamos um apostolado
leigo de tempo integral, dando cumprimento ao Ensino da Igreja", disse a
ZENIT.
Procuraram
assessores de todos os tipos: "muitos clérigos, peritos em negócios,
teólogos leigos, conhecidos autores católicos, famosos, conferencistas
que nos aconselharam e nos ajudaram a ficarmos seguros de que nossa
publicidade teria algo a ensinar", observou Peterson.
Projetaram,
assim, anúncios de três tipos, em que eles promoviam a fé católica
deste modo: os chamados Épicos "que mostram a universalidade da Igreja
no mundo", disse Peterson; advertências em filmes que "convidam as
pessoas a aprofundarem-se na relação com Jesus e que falam da Divina
Misericórdia", e outros testemunhos de pessoas que estavam afastadas e
voltaram à Igreja Católica.
Uma campanha que muda vidas
São
muitas as histórias de pessoas que se converteram ou que se aproximaram
da fé católica e das quais Peterson foi testemunha. Em diálogo com
ZENIT, compartilhou a história de algumas delas. O primeiro é um jovem
chamado Harrison.
"Ele
se inscreveu em uma universidade protestante, mas não se aprofundou
muito nesta fé; quando visitou nossa página disse: - Isto é exatamente o
que eu buscava -. Um ano depois retornou ao Catolicismo e agora se
inscreveu na universidade católica Ave Maria, na Flórida", disse o
fundador de Católicos, voltem para casa.
Tom
Peterson também contou a história de um homem chamado Adrian que mora
no Colorado: "Ele nasceu em uma família católica, mas não cresceu nesta
fé. Ele deixou a crença e transformou-se em ateu".
"Sua
esposa e seus filhos também o eram" disse Peterson. Quando Adrian
visitou a página da internet desta campanha, ele quis ver um dos
anúncios Épicos. "Ele viu a história, a espiritualidade e os alcances da
Igreja Católica e viu que tudo isso fez sentido", assegura Tom. Adrian
voltou à Igreja Católica. Sua esposa e seus filhos também se tornaram
católicos.
De
acordo com as estatísticas, cerca de um milhão de pessoas de 80 países
diferentes têm acessado a página desta campanha. "Nós normalmente
esperamos que visitem estes anúncios pessoas, por exemplo, da Itália ou
Irlanda, porque estes são países católicos, mas nos veem pessoas do
Qatar - península arábica - ou de outros países tradicionalmente
não-católicos, eu acho isto milagroso", diz Peterson.
Enquanto
as mensagens de televisão são transmitidas normalmente durante seis
semanas em certa diocese, Peterson contou que, no momento, têm em inglês
aproximadamente 25 anúncios diferentes. As campanhas são intensificadas
em tempos como Advento, Natal e Quaresma.
"Há
muitas discussões das pessoas que, por exemplo, falam nos salões de
beleza, nos bares, nos ambientes de trabalho; todo mundo tem que ter
visto um dos anúncios de Catholics come home e eles falam disto", diz
Peterson.
Quem
trabalha tem realizado estudos com grupos focados no impacto destas
mensagens: Eles investigam a percepção da Igreja antes e depois de ver o
comercial. 76% desses entrevistados acreditam que a mensagem é muito
positiva e 53% asseguram que eles considerariam voltar à fé católica
depois de ver estes anúncios.
Uma campanha que cresce a cada dia
Assessores
e técnicos atualizam constantemente a página da internet. Eles procuram
ser mais interativos e implementar uma tecnologia cada vez melhor.
Também adaptar e enriquecer os ensinos desta campanha: "Por exemplo,
temas sobre a infertilidade, métodos de contracepção, o aborto e a vida,
matrimônio e família, anulações matrimoniais, entre outros tópicos",
diz Peterson.
Eles
também estão trabalhando na implementação da página da internet em
espanhol e nas mensagens em polonês. Não só traduzindo o material, mas
adaptando-o às respectivas culturas.
Deste
modo, Peterson está convencido de vivenciar, cada vez mais, os
ensinamentos de João Paulo II na exortação apostólica pós sinodal
Christi Fidelis Laici: "Quando nós combinamos o conhecimento e a
experiência com os talentos que Deus nos deu em um mundo secular, com a
fé e a oração e nos permitindo guiar pelo Espírito Santo, nascem frutos
milagrosos como este tipo de apostolado e estes resultados", conclui
Peterson.
Autor: Andrea Kirk Assaf
Fonte: http://www.zenit.org/article-24812?l=portuguese
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