Qual Arrebatamento?
Você é pré, médio/meso ou pós? Se você
não sabe como responder a essa pergunta, você provavelmente é Católico. A
maioria dos fundamentalistas e evangélicos sabem que estas palavras são
sinónimos de pré-tribulação, meso-tribulação e pós-tribulação. Os
termos referem-se a quando o arrebatamento deve ocorrer.
O Milênio
Em Apocalipse 20:1-3, 7-8, lemos: “E vi
um anjo descer do céu, segurando em sua mão a chave do abismo e uma
grande cadeia. E ele prendeu o dragão, a antiga serpente , que é o Diabo
e Satanás, e o amarrou por mil anos, e jogou-o no abismo, e fechou e
selou sobre ele, que ele não mais engane as nações, até que os mil anos
se completassem. Depois que ele deve ser solto por um pouco…. E quando
os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão e sairá a
enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra.”
O período de mil anos, o autor nos diz, é
o reinado de Cristo, esse período de mil anos é popularmente chamado de
milênio. O milênio é o prenúncio do fim do mundo, em Apocalipse 20 é
interpretado de três maneiras por protestantes conservadores. As três
escolas de pensamento são chamados pós-milenismo, amilenismo e
pré-milenismo. Vamos dar uma olhada nelas.
Pós-Milenismo
Segundo Loraine Boettner no seu livro O
Millennium (mesmo autor do sériamente defeituoso livro anti-católico,
Catolicismo Romano), pós-milenismo é “a visão de que as últimas coisas
que sustentam o Reino de Deus estão sendo estendidas no mundo agora
através da pregação do evangelho e da obra salvadora do Espírito Santo;
que o mundo finalmente está para ser cristianizado, e que o retorno de
Cristo ocorrerá no final de um longo período de justiça e paz, comumente
chamado de milênio. “
Esta opinião foi popular entre os
protestantes do século XIX, quando o progresso era esperado até mesmo na
religião e antes que os horrores do século XX fossem degustados. Hoje
poucos a mantêm, exceto grupos como reconstrucionistas cristãos, uma
conseqüência do movimento conservador Presbiteriano.
Comentaristas apontam que o pós-milenismo
deve ser distinguido da visão de teólogos liberais e seculares que
prevêem melhoria social e até mesmo que o Reino de Deus venha puramente
através de meios naturais, ao invés de sobrenaturais. Pos-milenialistas,
no entanto, argumentam que o homem seja incapaz de construir um paraíso
para si mesmo; o paraíso só virá pela graça de Deus.
Pos-milenialistas também tipicamente
dizem que o milênio mencionado em Apocalipse 20 deve ser entendido em
sentido figurado e que a expressão “mil anos” não se refere a um período
fixo de dez séculos, mas a um tempo indefinidamente longo. Por exemplo,
o Salmo 50:10 fala da soberania de Deus sobre tudo o que existe e
diz-nos que Deus é o dono “do gado sobre milhares de montanhas”. Isto
não é para ser entendido literalmente.
No final do milênio, acontecerá a Segunda Vinda, a ressurreição geral dos mortos e do juízo final.
O problema com a ‘teoria’ do
pós-milenismo é que a Bíblia não descreve que o mundo como vivenciara um
período de cristianização completa (ou relativamente completa) antes da
Segunda Vinda. Existem inúmeras passagens que falam da era entre a
primeira e a segunda vinda como um momento de grande tristeza e luta
para os cristãos. Uma passagem reveladora é a parábola do trigo e do
joio (Mat. 13:24-30, 36-43). Nesta parábola, Cristo declara que os
justos e os ímpios serão ambos plantados e crescerão lado a lado no
campo de Deus (“o campo é o mundo”, Matt. 13:38) até o fim do mundo,
quando serão separados, julgados, e que serão jogados no fogo do inferno
ou herdarão o Reino de Deus (Mt 13:41-43). Não há nenhuma evidência
bíblica de que o mundo acabará por tornar-se totalmente (ou mesmo quase
que totalmente) Cristão, mas que sempre haverá um desenvolvimento
paralelo dos justos e os ímpios até o julgamento final.
Amilenismo
A visão amilenista interpreta Apocalipse
20 simbólicamente e não vê o milênio como uma era de ouro terrestre em
que o mundo será totalmente cristianizado, mas como o atual período de
reinado de Cristo no céu e na terra, através da sua Igreja. Esta foi a
opinião dos reformadores protestantes e ainda é a visão mais comum entre
os protestantes tradicionais, embora não seja assim entre a maioria dos
evangélicos mais novos e os grupos fundamentalistas.
Amilenistas também acreditam na
coexistência do bem e do mal na terra até ao fim. A tensão que existe na
terra entre os justos e os ímpios será resolvida apenas com a volta de
Cristo no fim dos tempos. A idade de ouro do milênio é ao invés, o
reinado celestial de Cristo com os santos, no qual a Igreja na Terra
participa de alguma forma, embora não de forma gloriosa como será na
Segunda Vinda.
Amilenistas salientam que os tronos dos
santos que reinarão com Cristo durante o milênio parecem ser fixado no
céu (Ap 20:4;. Cf 4:4, 11:16) e que o texto nada diz que Cristo estará
na terra durante este reinado com os santos.
Eles explicam que, embora o mundo nunca
vá ser totalmente cristianizados até a Segunda Vinda, o Milenionão tem
efeitos sobre a terra em que Satanás está preso de tal forma que ele não
poderá enganar as nações no sentido de dificultar a pregação do
evangelho (Apocalipse 20 : 3). Eles apontam que Jesus falou da
necessidade de “amarrar o homem forte” (Satanás), a fim de saquear a sua
casa, resgatando as pessoas de seu aperto (Mt 12:29). Quando os
discípulos voltaram de uma turnê de pregação do evangelho,
regozijando-se com a forma como os demônios estavam sujeitos a eles,
Jesus declarou: “Eu vi Satanás cair como um relâmpago” (Lucas 10:18).
Assim, para o evangelho avançar em todo o mundo, é necessário que
Satanás seja atado em um sentido, mesmo que ele ainda possa estar ativo
atacando a indivíduos (1 Ped. 5:8).
O milênio é uma época de ouro não quando
comparado com as glórias do porvir, mas em comparação a todas as eras
anteriores da história humana, nas quais o mundo fora engolido em trevas
pagãs. Hoje, um terço da raça humana é cristã, e muitos mais ainda
repudiam os ídolos pagãos e abraçou o culto ao Deus de Abraão.
Pré-Milenismo
Em terceiro lugar na lista é o
pré-milenismo, atualmente o mais popular entre os fundamentalistas e
evangélicos ( mesmo que ha um século atrás fosse o amilenismo). A
maioria dos livros escritos sobre o fim dos tempos, como o de
Hal Lindsey, Grande Planeta Terra, são escritos sob uma perspectiva
pré-milenista.
Como os pós-milenistas, os pré-milenistas
acreditam que os mil anos sejam uma era de ouro na terra, durante a
qual o mundo será completamente cristianizado. Ao contrário de
pós-milenistas, eles acreditam que essa era irá ocorrer após a Segunda
Vinda e não antes, para que Cristo reine fisicamente na terra durante o
milênio. Eles acreditam que o Juízo Final só ocorrerá após o fim do
milênio (o que muitos interpretam como um período de exatamente mil
anos).
Mas as Escrituras não apóiam a idéia de
um período de mil anos entre a Segunda Vinda e o Juízo Final. Cristo
declara: “Porque o Filho do Homem há de vir com os seus anjos na glória
de seu Pai, e então retribuirá a cada homem pelo que ele tem feito”
(Mateus 16:27), e “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e todos
os anjos com ele, então Se assentará em Seu trono glorioso. Diante Dele
serão reunidas todas as nações, e Ele separará uns dos outros, como o
pastor separa as ovelhas dos cabritos …. E eles [os bodes] irão para o
castigo eterno, mas os justos para a vida eterna “(Mateus 25:31-32, 46).
A Doutrina do Arrebatamento
Os pré-milenistas muitas vezes dão muita
atenção à doutrina do arrebatamento. De acordo com esta doutrina, quando
Cristo voltar, todos os eleitos que morreram serão ressuscitados em
seus corpos físicos e transformados a um estado de glória, junto com os
eleitos viventes, e então serão arrebatados para estarem com Cristo. O
texto-chave referente ao arrebatamento é 1 Tessalonicenses 4:16-17, que
afirma: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com um grito de comando,
com o chamado do arcanjo, e com o som da trombeta de Deus. E os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os vivos, que ficam,
seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do
Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor “.
Os pré-milenistas acreditam, assim como
praticamente todos os cristãos (exceto alguns pós-milenistas), que a
segunda vinda será precedida por um momento de grande aflição e
perseguição do povo de Deus (2 Tes. 2:1-4). Este período é chamado
frequentemente a tribulação. Até o século XIX, todos os cristãos
concordavam que o arrebatamento – embora ele não fosse chamado assim –
ocorreria imediatamente antes da Segunda Vinda, no final do período de
perseguição. Esta posição hoje é chamada de “pós-tribulacional” porque
ela afirma que o arrebatamento virá depois da tribulação.
Mas em 1800, alguns começaram a clamar
que o arrebatamento ocorrerá antes do período de perseguição. Esta
posição, hoje conhecida como o ponto de vista ”pré-tribulacional”,
também foi abraçada por John Nelson Darby, um dos primeiros líderes de
um movimento fundamentalista que ficou conhecido como
dispensacionalismo. A visão pré-tribulacional do arrebatamento de
Darby foi então adotada por um homem chamado C.I. Scofield, que ensinou
esta posição nas notas de rodapé de sua Bíblia de Referência Scofield,
que foi amplamente distribuída na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Muitos protestantes que leram a Bíblia de Referência Scofield aceitaram
sem críticas sua interpretação e adotaram a visão pré-tribulacional,
apesar de qualquer cristão jamais ter ouvido falar disso nos últimos
1800 anos de história da Igreja.
Eventualmente, uma terceira posição foi
desenvolvida, ficando conhecida como a “meso-tribulacional” ponto de
vista que afirma que o arrebatamento ocorrerá durante o meio da
tribulação. Finalmente, um quarto ponto de vista elaborou que não haverá
um arrebatamento único no qual todos os crentes serão reunidos a
Cristo, mas que haverá uma série de mini-arroubos, ou
mini-arrebatamentos, que ocorrerão em momentos diferentes com relação à
tribulação. Essa confusão fez com que o movimento se dividisse em campos
amargamente opostos.
O problema com todas essas
posições (exceto o ponto de vista histórico, pós-tribulacional, o qual
foi aceito por todos os cristãos, inclusive não pre-milenialistas) é que
eles dividem a Segunda Vinda em eventos diferentes. No caso da visão
pré-tribulacionista, acredita-se Cristo que teria três vindas: Uma
quando Ele nasceu em Belém, uma quando Ele retorna para o arrebatamento
no início da tribulação, e uma no final da tribulação, quando ele
estabelece o milênio. Este ponto de vista de três vindas é contrario às
Escrituras.
Os problemas com a visão
pré-tribulacional são evidenciados pelo teólogo (e pré-milenista)
batista Dale Moody, que escreveu:… “A crença em um arrebatamento
pré-tribulacional contradiz todos os três capítulos do Novo Testamento
que mencionam a tribulação e o arrebatamento juntos ( Marcos 13:24-27,
Mt 24:26-31;…… 2 Tessalonicenses 2:1-12). A teoria é tão falida
biblicamente que a habitual defesa é feita através de três passagens que
não chegam a mencionar uma tribulação (João 14:3; 1 Tessalonicenses
4:17;.. 1 Coríntios 15:52). Estas são passagens mais importantes, mas
elas não dizem uma palavra sobre um arrebatamento pré-tribulacional. A
pontuação é de 3 a 0, três passagens que ensinam um arrebatamento
pós-tribulacional e três que não dizem nada sobre o assunto.
. . . o pré-tribulacionismo é biblicamente falido e não sabe “(A Palavra da Verdade, pagina 556-7).
Qual é a posição católica?
Quanto ao milênio, nós tendemos a
concordar com S. Agostinho e, de forma derivada, com o amilenistas.
Assim, a posição Católica, tem sido historicamente “amilenista” (como
tem sido a posição de maioria cristã em geral, incluindo a dos
reformadores protestantes), embora os católicos não costumem usar esse
termo. A Igreja tem rejeitado a posição pré-milenista, às vezes chamada
de “milenarismo” (cf. Catecismo da Igreja Católica, 676). Em 1940 o
Santo Ofício considerou que o pré-milenismo “não pode ser ensinado com
segurança”, embora a Igreja não tenha dogmaticamente definido esta
questão.
Com relação ao arrebatamento, os
Católicos certamente acreditam que o evento da nossa reunião para estar
com Cristo terá lugar, embora geralmente não usem a palavra
“arrebatamento” para se referir a este evento (um tanto ironicamente,
uma vez que o termo “arrebatamento” é derivado do texto da Vulgata
Latina, tradução oficial da Bíblia Católica, em 1 Tessalonicenses 4:17 –
que significa “seremos apanhados,” [em latim: rapiemur].).
NIHIL obstat: Cheguei à conclusão de que os materiais apresentados neste trabalho estão livres de erros doutrinais ou morais.
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, agosto 10, 2004 Imprimatur: De acordo com 1983 CIC 827
Permissão para publicar este trabalho, é concedida.
+ Robert H. Brom, bispo de San Diego, 10 de agosto de 2004
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, agosto 10, 2004 Imprimatur: De acordo com 1983 CIC 827
Permissão para publicar este trabalho, é concedida.
+ Robert H. Brom, bispo de San Diego, 10 de agosto de 2004
Sempre ouvi um ou outro protestante falar besteiras sobre diversos trexos da biblia ,a maioria fogem quando chamo para colocar os oingos nos is,teste munhas de jeova´se alegraram quando eu os convidei para a sala,foi só trocar de texto eles se desesperaram pedi para rezarem o terço para iluminalos e ai é que o trem pegou,corro atras deles até hoje,mas eles preferem os que não sabem nada,para enganalos,porque não se convertem a unica e verdadeira igreja ,o inimigo é contra ela,o diabo tão proclamado pelos protestantes nunca será devoto de maria,ha muitos fazendo o papel do diabo,não é?
ResponderExcluirPelo jeito, o céu é seu né...hipócrita
ExcluirCristão como vc que julga os outros está cheio, independentemente de igreja.
Disse Jesus:Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida ninguém vem ao Pai se não for por mim.
Todo aquele que me aceitar e se arrepender dos seus pecados será salvo.
Por favor me mostre nos evangelhos onde esta escrito que a sua igreja é a verdadeira igreja de Cristo, se ele mesmo disse "Que não habita em templos feitos por mãos humanas e que ele é a Pedra Principal a quem os construtores a rejeitaram.
Vcs se baseiam no texto de Mateus 16 para dizerem que são a verdadeira igreja de Cristo
"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
Ali Cristo quis dizer a Pedro que todos que fizerem como ele reconhecendo que Ele é o Cristo Filho do Deus Vivo, Ele (Jesus) edificaria a sua igreja na Rocha ou seja, a igreja sou eu, voce e todo aquele que confessar o nome dele, e a Pedra Principal é Jesus Cristo e não Pedro.
Ou seja a sua igreja não salva, denominação nenhuma salva, somente Jesus o nosso Senhor.
Não de preferência para bijuterias baratas quando a Grande Pérola lhes é apresentada.
Vai aprender sobre Jesus e nascer de novo,pois só assim você verá a Gloria de Deus.
Paz meu irmão, o que arrebatamento para vc, porque eu nunca ouvi um padre pregar a volta de Cristo e nem sobre idolatria e nem santificação.
ExcluirFico com a Igreja Católica, definida pela Bíblia como coluna e sustentáculo da verdade. Igreja apostólica. Igreja no singular. Não me interesso pelo que diz o Paxtô e/ou ungido das intermináveis e milhares de igrejas.
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