Desde o princípio da Cristandade, a Igreja sempre se confrontou e
combateu os falsos ensinamentos ou heresias.
Hoje em dia basta darmos
uma olhada no catálogo telefônico para encontrarmos em qualquer cidade do
mundo, uma denominação religiosa que nos diga exatamente aquilo que queremos
ouvir. Algumas ensinam que Jesus não é Deus, ou que Ele é a única pessoa da
Trindade, ou que existem muitos deuses (três dos quais são o Pai, o Filho e o
Espírito Santo) ou que nós podemos nos tornar "deuses", ou que uma
pessoa uma vez salva, jamais poderá perder sua salvação, ou que não existe
inferno, ou que o homossexualismo é apenas mais uma expressão da sexualidade
humana, portanto um estilo de vida aceitável para um cristão, ou qualquer outro
tipo de ensinamento.
A Bíblia nos advertiu que
isso ocorreria. O Apóstolo Paulo avisou ao seu aluno Timóteo:
"Porque virá o tempo em que os homens
já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas suas próprias
paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.
Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas".(2Tim.
4,3-4).
» O QUE É HERESIA?
Antes de darmos uma olhada nas grandes heresias da história da
Igreja, cumpre-nos dar algumas palavras sobre a natureza da heresia. Isso é
muito importante já que o termo em si carrega um forte peso emocional e
frequentemente é mal utilizado. Heresia não significa o mesmo que
incredulidade, cisma, apostasia ou qualquer outro pecado contra a fé. O
Catecismo da Igreja Católica define a heresia do seguinte modo:
"Incredulidade
é negligenciar uma verdade revelada ou a voluntária recusa em dar assentimento
de fé a uma verdade revelada. Heresia é a negação após o batismo de algumas
verdades que devem ser acreditadas com fé divina e Católica, ou igualmente uma
obstinada dúvida com relação às mesmas; apostasia é o total repúdio da fé
cristã; cisma é o ato de recusar-se a submeter-se ao Romano Pontífice ou à
comunhão com os membros da Igreja sujeitos a ele"
(CCC 2089).
Para ser culpado de heresia, uma pessoa deve estar obstinada
(incorrigível) no erro. Uma pessoa que está aberta à correção ou que
simplesmente não tem consciência de que o que ela está dizendo é contrário ao
ensinamento da Igreja, não pode ser considerada como herética.
A dúvida ou negação envolvida na heresia deve ser pós-batismal.
Para ser acusado de heresia, uma pessoa deve ser antes de tudo um batizado.
Isso significa que aqueles movimentos que surgiram da divisão do Cristianismo
ou que foram influenciados por ele, mas que não administram o batismo ou que
não batizam validamente, não podem ser considerados heresias mas apenas
religiões separadas (exemplos incluem Muçulmanos que não possuem batismos e
Testemunhas de Jeová que não batizam validamente).
E, finalmente, a dúvida ou negação envolvidos na heresia devem
estar relacionados a uma matéria que deve ser crida com "fé Católica e
divina" - em outras palavras, alguma coisa que tenha sido definida
solenemente pela Igreja como verdade divinamente revelada (por exemplo, a
Santíssima Trindade, a Encarnação, a Presença Real de Cristo na Eucaristia, o
Sacrifício da Missa, a Infalibilidade Papal, a Imaculada Conceição e Assunção
de Nossa Senhora).
É especialmente importante saber distinguir heresia de cisma e apostasia.
No cisma, uma pessoa ou grupo se separa da Igreja Católica sem repudiar nenhuma
doutrina definida. Já na apostasia, uma pessoa repudia totalmente a fé cristã e
não mais se considera cristã.
· É interessante notar como, de
uma forma ou outra, a imensa maioria destas heresias permanece...
Esclarecidas as diferenças, vamos dar uma conferida nas maiores
heresias da história da Igreja e quando elas começaram:
» Os Judaizantes (Séc. I)
A heresia Judaizante pode ser
resumida pelas seguintes palavras dos Atos dos Apóstolos 15,1: "Alguns homens, descendo da Judéia,
puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: 'Se não vos circuncidais segundo o
rito de Moisés, não podeis ser salvos'".
Muitos dos primeiros Cristãos
eram Judeus, e esses trouxeram para a Fé cristã muitas de suas práticas e
observâncias judaicas. Eles reconheciam em Jesus Cristo o Messias anunciado
pelos profetas e o cumprimento do Antigo Testamento, mas uma vez que a circuncisão
era obrigatória no Antigo Testamento para a participação na Aliança com Deus,
muitos pensavam que ela era também necessária para a participação na Nova
Aliança que Cristo veio inaugurar. Portanto eles acreditavam que era necessário
ser circuncidado e guardar os preceitos mosaicos para se tornar um verdadeiro
cristão. Em outras palavras, uma pessoa deveria se tornar judeu para poder se
tornar cristão.
· Uma forma "light"
desta heresia é a dos Adventistas de Sétimo Dia e outras seitas sabatistas.
·
» Gnosticismo (Sécs. I e II)
"A matéria é má!" -
Esse é o lema dos Gnósticos. Essa foi uma idéia que eles "tomaram
emprestado" de alguns filósofos gregos e isso vai contra o ensinamento
Católico, não apenas porque contradiz Gênesis 1,31: "Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito
bom", bem como outras partes da Sagrada Escritura, mas porque nega a
própria Encarnação. Se a matéria é má, então Jesus não poderia ser verdadeiro
Deus e verdadeiro homem, pois em Cristo não existe nada que seja mau. Assim
muitos gnósticos negavam a Encarnação alegando que Cristo apenas
"parecia" como homem, mas essa sua humanidade era apenas ilusória.
Alguns Gnósticos, reconhecendo
que o Antigo Testamento ensina que Deus criou a matéria, alegavam que o Deus
dos Judeus era uma divindade maligna bem diferente do Deus de Jesus Cristo, do
Novo Testamento. Eles também propunham a crença em muitos seres divinos,
conhecidos como "aeons" que servem de mediadores entre o homem e um
inatingível Deus. O mais baixo de todos esses "aeons" que estava em
contato direto com os homens teria sido Jesus Cristo.
· Esta heresia permanece de
maneira quase igual na chamada "Nova Era". Em outras formas, aliás,
ela não deixa de ser a heresia de base de muitas outras, como o protestantismo
(com sua negação dos Sacramentos e da Maternidade Divina da Santíssima Virgem,
decorrentes de uma visão gnóstica segundo a qual a religião verdadeira é
puramente espiritual: Igreja invisível, sem meios visíveis de transmissão de
graça etc.).
» Montanismo (final do Séc. II)
Montanus iniciou inocentemente
sua carreira pregando um retorno à penitência e ao fervor. Todavia ele alegava
que seus ensinamentos estavam acima dos ensinamentos da Igreja porque ele era
diretamente inspirado pelo Espírito Santo. Logo, logo ele começou a ensinar
sobre uma eminente volta de Cristo em sua cidade natal na Frígia. Seu movimento
enfatizava sobretudo a continuidade dos dons extraordinários como falar em
línguas e profecias.
· Montano afirmava que a Igreja
não tinha capacidade de perdoar pecados mortais. Esta heresia, de uma certa
forma, está presente em muitas seitas atuais, cuja rigidez de costumes traz
esta idéia no fundo. Um exemplo seria a "Assembléia de Deus", ou até
a seita suicida africana.
·
» Sabelianismo (Princípio do Séc. III)
Os Sabelianistas ensinavam que
Jesus Cristo e Deus Pai não eram pessoas distintas, mas simplesmente dois
aspectos ou operações de uma única pessoa. De acordo com eles, as três pessoas
da Trindade existem apenas em referência ao relacionamento de Deus com o homem,
mas não como uma realidade objetiva.
· Esta visão também está presente
em muitos movimentos "ecumênicos" protestantes atuais, especialmente
entre as seitas mais antigas. Nosso Senhor para eles dissolve-se em uma vaga
"divindade".
» Arianismo (Séc. IV)
Uma das maiores heresias que a
Igreja teve que confrontar foi o Arianismo. Arius ensinava que Cristo não era
Deus e sim uma criatura feita por Deus. Ao disfarçar sua heresia usando uma
terminologia ortodoxa ou semi-ortodoxa, ele foi capaz de semear grande confusão
na Igreja, conquistando o apoio de muitos Bispos e a rejeição de alguns. O
Arianismo foi solenemente condenado no ano 325 pelo Primeiro Concílio de
Nicéia, o qual definiu a divindade de Cristo e no ano 381 pelo Primeiro
Concílio de Constantinopla, o qual definiu a divindade do Espírito Santo. Esses
dois Concílios deram origem ao Credo Niceno que os Católicos recitam nas Missas
Dominicais.
· Os "Testemunhas de
Jeová" têm esta crença, assim como os Unitarianos.
» Pelagianismo (Séc. V)
Pelagius, um monge gaulês deu
início a essa heresia que carrega seu nome. Ele negava que nós herdamos o
pecado de Adão e alegava que nos tornamos pessoalmente pecadores apenas porque
nascemos em solidariedade com uma comunidade pecadora a qual nos dá maus
exemplos. Da mesma forma, ele negava que herdamos a santidade ou justiça como
resultado da morte de Cristo na cruz e dizia que nos tornamos pessoalmente
justos através da instrução e imitação da comunidade cristã, seguindo o exemplo
de Cristo.
Pelagius declarava que o homem
nasce moralmente neutro e pode chegar ao céu por seus próprios esforços. De
acordo com ele, a graça de Deus não é verdadeiramente necessária, mas apenas
facilita uma difícil tarefa.
· É uma visão que ainda hoje
encontramos na Teologia da Libertação, por exemplo: o que importa é o esforço
do homem, a graça de Deus é bem vinda mas não é necessária, etc. É por isso que
os TL dão tanto valor à "auto-estima", nome chique para o pecado do Orgulho: para eles é importante amar A SI
sobre todas as coisas, pois a salvação (ou a utopia socialista, no caso...)
viria apenas através do esforço do homem.
» Nestorianismo (Séc. V)
Essa heresia sobre a pessoa de
Cristo foi iniciada por Nestorius, bispo de Constantinopla que negava a Maria o
título de Theotokos (literalmente "Mãe de Deus"). Nestorius alegava
que Maria deu origem apenas à pessoa humana de Cristo em seu útero e chegou a
propor como alternativa o título Christotokos ("Mãe de Cristo").
Os teólogos Católicos ortodoxos
imediatamente reconheceram que a teoria de Nestorius dividia Cristo em duas
pessoas distintas (uma humana e outra divina, unidos por uma espécie de
"elo perdido"), sendo que apenas uma estava no útero de Maria. A
Igreja reagiu no ano 431 com o Concílio de Éfeso, definindo que Maria realmente
é Mãe de Deus, não no sentido de que ela seja anterior a Deus ou seja a fonte
de Deus, mas no sentido de que a Pessoa que ela carregou em seu útero era de
fato o Deus Encarnado.
· Creio que todo mundo já
identificou o protestantismo pentecostal neste heresia, não? Bom, isso na
verdade é, no protestantismo, apenas uma maneira a mais de menosprezar a
Encarnação. Note-se que S. João escreveu seu Evangelho em resposta aos
gnósticos, e fez questão de comecá-lo pela Encarnação. Isto ocorre porque a
base gnóstica do protestantismo (e tbm, de uma certa maneira, do nestorianismo)
recusa-se a admitir que Nosso Senhor tenha realmente assumido a nossa natureza.
É por isso, por exemplo, que Lutero afirmava que o pecado do homem não é jamais
apagado, mas apenas encoberto por Deus. Para ele, Nosso Senhor mentiria,
afirmando que o homem não tem pecado, para que ele entre no Céu. É mais fácil
para um gnóstico crer em um deus que minta que em um Deus que se faz
verdadeiramente homem, com mãe e tudo.
» Monofisismo (Séc. V)
O Monofisismo originou-se como
uma reação ao Nestorianismo. Os monofisistas (liderados por um homem chamado
Eutyches) ficaram horrorizados pela implicação Nestoriana de que Cristo era
duas pessoas com duas diferentes naturezas (divina e humana). Então eles
partiram para o outro extremo alegando que Cristo era uma pessoa com uma só
natureza (uma fusão de elementos divinos e humanos). Portanto eles passaram a
ser reconhecidos como Monofisistas devido à sua alegação de que Cristo possuía
apenas uma natureza (Grego: mono= um; physis= natureza).
Os teólogos Católicos ortodoxos
imediatamente reconheceram que o Monofisismo era tão pernicioso quanto o
Nestorianismo porque esse negava tanto a completa humanidade como a completa
divindade de Cristo. Se Cristo não possuia a natureza humana em sua plenitude
então Ele não poderia ser verdadeiramente homem e se Ele não possuía a natureza
divina em plenitude, então Ele também não era verdadeiramente Deus.
· Esta heresia persiste em alguns
círculos católicos bem-intencionados, mas errados, que subestimam a importância
da natureza humana de Cristo.
» Iconoclastas (Sécs. VII e VIII)
Essa heresia surgiu quando um
grupo de pessoas conhecidos como iconoclastas (literalmente, destruidores de
ícones) apareceu. Esses alegavam que era pecaminoso fazer estátuas ou pinturas
de Cristo e dos Santos apesar de exemplos bíblicos que provam que Deus mandou
que se fizesse estátuas religiosas (por exemplo, em Ex 25,18-20 e 1Cr
28,18-19), inclusive representações simbólicas de Cristo (Num 21,8-9 e Jo
3,14).
· Tem um em cada esquina hoje em
dia...
» Catarismo (Séc. XI)
O Catarismo foi uma complicada
mistura de religiões não-Católicas trabalhadas com uma terminologia Cristã. O
Catarismo se dividia em muitas seitas diferentes que tinham em comum apenas o
ensinamento de que o mundo tinha sido criado por uma divindade má (portanto
toda matéria é má) e que por isso devemos adorar apenas a divindade do bem.
Os Albigenses formavam uma das
maiores seitas Cátaras. Eles ensinavam que o espírito foi criado por Deus e que
por isso era bom, enquanto o corpo teria sido criado pelo Mal, portanto o
espírito deveria ser libertado do corpo. Ter filhos era considerado pelos
albigenses um dos maiores males já que isso era o mesmo que aprisionar um outro
"espírito" na carne. Obviamente o casamento era proibido, embora a
fornicação fosse permitida. Tremendos jejuns e severas mortificações eram
paticadas e seus líderes adotavam uma vida de voluntária pobreza.
· Alguns aspectos da gnose cátara
hoje são parte integrante da mentalidade geral em nossa sociedade: o horror à
concepção, o amor à fornicação (infelizmente há católicos que aderem a esta
mentalidade e praticam sem as necessárias razões graves a abstinência periódica
de relações conjugais nos dias férteis)...
» Protestantismo (Séc. XVI)
Os grupos Protestantes se
dividem em uma ampla variedade de diferentes doutrinas. Todavia, virtualmente
todos alegam acreditar no princípio da Sola
Scriptura ("apenas a Escritura" - idéia que defende o uso apenas
da Bíblia ao formular sua teologia) e Sola
Fide ("apenas pela Fé - a idéia de que somos justificados somente pela
Fé). Apesar disso, existe pouca concordância sobre o que essas duas
doutrinas-chave realmente significam. Por exemplo, Lutero acreditava que a fé
salvífica é expressa pelo batismo, pelo qual, segundo ele, uma pessoa renasce e
seus pecados são perdoados, ao passo que muitos Fundamentalistas alegam ser
essa uma falsa pregação e que o batismo é meramente um símbolo.
A grande diversidade de
doutrinas Protestantes advêm da doutrina do julgamento privado, a qual nega a
infalível autoridade da Igreja e alega que cada indivíduo pode interpretar a
Escritura por si próprio. Essa idéia é rejeitada pela própria Bíblia em 2Ped
1,20, que nos dá a primeira regra para a interpretação bíblica: "Antes de tudo, sabei que nenhuma
profecia da Escritura é de interpretação pessoal". Uma significante
tática dessa heresia é a tentativa de confrontar a Igreja com a Bíblia, negando
que o magistério possua qualquer autoridade infalível para ensinar ou
interpretar as Escrituras.
A doutrina do julgamento
privado resultou em um enorme número de diferentes denominações. De acordo com
o The Christian Sourcebook, existiam
aproximadamente 21,000 denominações em 1986, com 270 novas se formando a cada
ano. Virtualmente todas elas são Protestantes.
» Jansenismo (Séc. XVII)
Jansenius, bispo de Yvres,
França deu início a essa heresia num jornal em que ele escreveu sobre Santo
Agostinho, no qual ele redefinia a doutrina sobre a graça. Entre outras
doutrinas, seus seguidores negavam que Cristo morreu pela salvação de todos os
homens, alegando que Ele havia morrido apenas por aqueles que serão finalmente
salvos (ou seja, os eleitos). Este e outros erros Jansenistas foram
oficialmente condenados pelo Papa Inocêncio X em 1653.
· O jansenismo, infelizmente, é
hoje encontrado em muitos meios ditos "tradicionalistas". Este debate
é frequentemente provocado pelas objeções que muitos fazem à má tradução do
Cânon Romano, que traz "por todos" (e não "para muitos")
como tradução de "pro multis". Esta tradução está errada como
tradução, mas não é teologicamente errada, pois afirma ser o Sacrifício de
Cristo suficiente para todos. Os neo-jansenistas, porém, afirmam que
teologicamente também está errada.
» Modernismo (Séc. XX)
Os modernistas ensinam,
essencialmente, que o homem é incapaz de compreender a realidade e que as
"verdades" são meramente idéias relativas. Para o modernista não
existem verdades absolutas. As doutrinas que foram infalivelmente definidas
pela Igreja podem portanto serem mudadas com os tempos, ou rejeitadas ou
reinterpretadas para se adaptarem às modernas preferências.
O Modernismo está entre as mais
sérias heresias porque permite a uma pessoa rejeitar qualquer doutrina que foi
definida, inclusive aquelas mais cêntricas como a divindade e ressurreição de
Cristo. Essa heresia permite a reintrodução de todos os erros das heresias
anteriores, bem como novos ensinamentos falsos que os antigos heréticos jamais
imaginaram.
O Modernismo é especialmente
grave porque ele frequentemente advoga suas crenças usando uma terminologia
aproximadamente ortodoxa. O erro é frequentemente expresso através de uma nova
interpretação simbólica, por exemplo: Cristo não ressuscitou fisicamente dos
mortos, mas a história de sua ressurreição produz uma importante verdade. Uma
das táticas mais comuns usadas pela maioria dos modernistas é insistir na
premissa de que eles estão dando a interpretação ortodoxa das verdades do
Catolicismo.
· Da última vez que estive lá, o
ninho desta espécie ficava na lista "católicos" da Summer. :)
As heresias sempre nos acompanharam desde o início da Igreja até
os nossos tempos atuais. Geralmente elas sempre tiveram início por membros da
hierarquia da Igreja, mas eram combatidas e corrigidas pelos Concílios e Papas.
Felizmente temos a promessa de Cristo de que as heresias jamais prevalecerão
contra a Igreja: "Tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não
prevalecerão contra ela" (Mat 16,18), pois a Igreja é verdadeiramente,
nas palavras do Apóstolo Paulo, "coluna
e sustentáculo da verdade" (1Tim 3,15).
A
UNIPERSONALIDADE DE JESUS
Ficou
provado que Jesus Cristo possui duas naturezas, a divina e a humana. No
entanto, embora tenha duas naturezas, Ele não possui duas personalidades ou
Pessoas, sendo uma Pessoa divina e outra humana, mas uma só e apenas uma. Jesus
Cristo é uma só Pessoa em duas naturezas distintas, porém unidas.
Eis as heresias sobre
Jesus Cristo surgidas ao longo dos séculos:
HERESIA
|
SÉCULO
|
HUMANIDADE
|
DIVINDADE
|
Ebionismo
|
I
|
Afirmada
|
Negada
|
Docetismo
|
II
|
Negada
|
Reduzida
|
Cerintianismo
|
II
|
Afirmada
|
Reduzida
|
Monarquismo Sabeliano
|
III
|
Negada
|
Afirmada
|
Arianismo
|
IV
|
Reduzida
|
Mutilada
|
Apolinarianismo
|
IV
|
Reduzida
|
Afirmada
|
Nestorianismo
|
V
|
Afirmada (mas dividiam a
pessoa de Cristo) |
Afirmada
|
Eutiquianismo
(Monofisismo) |
V
|
Reduzida
|
Reduzida
|
Monotelismo
|
VI
|
Reduzida
|
Reduzida
|
Adocianismo
|
VIII
|
Afirmada
|
Negada
|
Socinianismo
|
XVI
|
Afirmada
|
Negada
|
Liberalismo
|
XVIII-XIX
|
Afirmada
|
Negada
|
Unitarianismo
|
XIX
|
Afirmada
|
Negada
|
Neo-ortodoxismo
|
XX
|
Afirmada
|
Extremamente complexo
para ser definido |
Liberalismo
Contemporâneo |
XX
|
Afirmada
|
Negada
|
A verdade:
VERDADE
|
SÉCULO
|
HUMANIDADE
|
DEIDADE
|
Jesus é o Deus Encarnado
|
I - Até a Eternidade
(Cl 1,19; 2,9) |
100% Homem
(1Tm 2,5) |
100% Divino
(Ap 1) |
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