sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Templo protestante vira Catedral Católica


Templo protestante vira Catedral Católica


O edifício de uma seita protestante foi adquirido pela Diocese de Orange, na costa oeste dos Estados Unidos, para servir de igreja catedral. Embora alguns pudessem considerá-lo bonito e imponente, enquanto exemplo de arquitetura profana moderna, é indiscutível que o edifício não se adéqua às mínimas exigências do culto católico. Para quem conhece os princípios básicos da liturgia e da arquitetura sacra, tal como nos legaram séculos de tradição, a nova catedral é um dos muitos exemplos icônicos da revolução da identidade e da cultura católicas.

                            .

O edifício que custou 57 milhões de dólares foi batizado de Christ Cathedral (Catedral de Cristo), conforme anunciou há poucas horas o bispo diocesano, Dom Tod Brown, ao final de uma ordenação sacerdotal. As razões da escolha, aprovada pela Santa Sé no último 26 de abril, não podiam ser piores: “Temos o Rev. Schuller (ndt, pastor protestante da seita que vendeu o edifício) e seu ministério na mais alta estima. Era importante que qualquer mudança do nome para a catedral fosse ela mesma respeitosa em relação a seu legado espiritual, ao mesmo tempo em que acomodasse nossas necessidades de definir claramente esta importante instalação como um centro de culto católico”.

Nada contra o nome escolhido pela diocese e aprovado pela Santa Sé. Mas tudo contra a razão pela qual foi escolhido: não melindrar os antigos proprietários protestantes. E, crème de la crème, a padroeira da diocese é Nossa Senhora de Guadalupe.

Ora, se poderia haver alguma razão para comemoração seria batizar o horroroso templo com o nome da Mãe de Deus; rejeitado por razões “ecumenicistas”. Resta saber se haverá na nova catedral ao menos uma imagem de Nosso Senhor, o titular da igreja, e de Nossa Senhora, a padroeira diocesana; ou se não haverá imagens para respeitar o legado espiritual protestante.

E a Santa Missa, será um verdadeiro e próprio sacrifício, ou uma mera lembrança da última ceia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário