segunda-feira, 21 de julho de 2014

Razões porque eu sou Católico Apostólico Romano.

Porque a nossa Igreja é Santa!
A Igreja Católica é “Santa” porque Jesus Cristo, seu Fundador, é Deus, fonte infinita de toda a santidade. Só Ele pode lançar confiadamente este desafio a seus inimigos: Quem dentre vós, me acusa de pecado? (João 8,46).
Enquanto fundadores das outras igrejas como Lutero, Calvino, Wesley; e de outras religiões, como Maomé foram meros homens, Jesus Cristo, Deus feito homem, é a nossa pedra fundamental!
O ideal que a Igreja Católica prega ao mundo é o mesmo de Jesus Cristo: “Sedes perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito” Mateus 5,48
E para chegar à santidade, a Igreja põe a disposição de seus filhos os meios instituídos por Jesus Cristo para nos conceder a sua graça: A Missa e os 7 Sacramentos.


Porque a nossa Igreja é Apostólica?
“A Igreja é apostólica porque ela é fundada sobre os apóstolos”. Ela é Apostólica desde sua origem, pois transmite as palavras recebidas de Jesus pelos seus apóstolos ininterruptamente até os dias de hoje.
Pedro e João, depois de terem sido jogados na prisão pelas autoridades, por curarem um coxo de nascença, à porta do templo, em Nome de Jesus, foram levados a um tribunal que queria proibi-los de continuarem curando em Nome de Jesus. Apesar de todos os riscos responderam: “Julgai-o vós mesmos, se é justo diante de Deus, obedecermos a vós mais do que a Deus. Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido!” (Atos 4,19-20).
Isto é ser Apostólico: “Viver e agir como Pedro e João. E como Jesus ensinou”.Só a Igreja Romana é verdadeiramente “Católica”.
A igreja católica é uma só no mundo inteiro. O que significa “católica”? A palavra “católica” significa “Universal” no sentido da totalidade ou da integralidade. Ela é universal porque se dirige a todos os homens sem distinção de raça e de nacionalidade.
A nossa Igreja é é católica por que o Cristo está presente nela e é mandada em missão por Jesus a todos os homens.
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
“Onde está o Cristo Jesus, está a Igreja Católica” (Santo Inácio de Antioquia)


A nossa Igreja é infalível.
Quando Jesus delegou a Seus Apóstolos a sua divina missão perante todas as nações, até o fim do mundo (Mateus 28,20), prometeu-lhes: “Eu estarei sempre convosco”. Esta frase encontra-se na Bíblia ainda por 90 vezes; significa que a pessoa será bem sucedida na missão que Deus lhe confiou (Gênesis 39,2; Êxodo 3,12; Jeremias 1,19).
Ora, para que os Apóstolos e seus Sucessores se saíssem bem na missão divina de pregar o Evangelho a toda a criatura, até o fim do mundo, necessitava de ser infalíveis.
O divino Salvador no seu último discurso aos Apóstolos, no Cenáculo, prometeu enviar-lhes: “Espírito Santo que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse” (João 14,26).
“Logo, a Igreja deve ser necessariamente infalível, porque o Espírito Santo está e estará “eternamente” com Ela (João 14,16).
Eu tenho um Pastor infalível, o Papa.
“Tu és Pedro e sobre ti, edificarei a minha Igreja” … “Apascenta os meus cordeiros” (João 21,15.)
Se São Pedro e seus Sucessores como supremos Pastores, ensinassem doutrina falsa, não seriam a pedra sobre a qual está fundada a Igreja; as portas do inferno prevaleceriam contra ela, desmentindo as palavras de Cristo; o Céu teria que sancionar o erro; a fé dos irmãos não seria confortada; nem o rebanho seria apascentado com o verdadeiro pábulo da fé divina (Mateus 16,18-19; Lucas 22,31-32; João 16,16-17).
Jesus Cristo se dá e se deixa encontrar nos Sacramentos.
Se a Igreja é um Corpo imenso, divinamente vivo e que anima o Espírito Santo, os Sacramentos são as artérias que vão de Jesus, Coração da Igreja, levar o precioso Sangue e a graça por toda a terra, a todas as almas, a todos os homens de todas as condições.E se a Igreja é uma comunhão divina, os sacramentos são os grandes meios escolhidos por Deus para se dar aos homens.

Quais são os sacramentos da Igreja?
O Batismo;
A Crisma;
A Penitência;
A Eucaristia;
A Unção dos enfermos;
A Ordem;
O Matrimônio.

O Sacramento dos Sacramentos: A Eucaristia.
“Podemos chamar a eucaristia de “sacramento da Igreja”, por excelência, porque na verdade é da eucaristia que brota a vida da Igreja, e é para a eucaristia que converge toda a sua ação. Assim, a Eucaristia é o centro da vida cristã e eclesial” Pe Busch.
“Isto é o Meu Corpo” (Mateus 26,26.)
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.“ (João 6,51.)
… “tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles dizendo: “isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em minha memória” (Lucas 22, 19-20.)
Maria é Mãe de Deus e Mãe da Igreja.
“Maria é a terra na qual foi semeada a Igreja.” Santo Ephrem. Mãe de Deus, Teotokos.
Por que chamamos à Virgem Maria, Mãe de Deus, em vez de lhe chamar Mãe de Jesus?
O Anjo Gabriel falou a Maria um dia: “conceberás no teu seio e darás À luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus… O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra. Por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus” Lucas 1, 31-35.
E Santa Isabel saudou Maria com estas palavras: “Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor me visite?” Lucas 1,43. Essas palavras bíblicas nos mostram perfeitamente que Maria foi escolhida para ser a Mãe de Deus.
Jesus e Maria estão tão estreitamente unidos que quem vê Jesus vê sua Mãe, Maria, quem ama Jesus ama Maria, quem tem devoção a Jesus tem devoção a Maria. (São João Eudes 1601 – 1680 teólogo e apostolo da devoção aos Corações de Jesus e Maria)
Lembre-se.
“Não te afastes da Igreja! Nada é mais forte que Ela. Ela é tua esperança, teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece…” (São João Crisóstomo – bispo 350 407).
 
REFERÊNCIA DO TEXTO:
Estes são alguns trechos de algumas razões porque somos Católicos, retirado do livro: 20 razões porque eu sou Católico. Uma excelente dica de leitura á todos os Católicos que queiram encontrar subsídios e crescer espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário