quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NESTORIANISMO UM ERRO PROTESTANTE


VEJA O ERRO:

 Nestorianismo: Jesus Cristo consta de duas pessoas: a segunda Pessoa divina e o Homem Jesus. Quebrando a unidade do Redentor, afirma que a união do Homem e do Filho é como a de dois pedaços de madeira amarrados: há apenas conjunção, não união. Deste modo, nega a encarnação do Filho, pois o Homem Jesus não é divino e, portanto, Maria não é Mãe de Deus, mas apenas do Homem Jesus.

NÃO SERIA ESSA A VISÃO DA MAIORIA DOS PROTESTANTES?


VEJA A VERDADE:

A Unidade do Filho de Deus (Jesus Cristo)

Concilio de Éfeso, em 431

Reunidos na cidade de Éfeso, em 431, os bispos condenaram o nestorianismo, afirmando que Jesus tem duas naturezas perfeitas, a divina e a humana, unidas numa única Pessoa divina e, portanto, Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos), pois não se podem separar em Jesus o divino e o humano (união hipostática). 

EM SUMA:







ESSE FOI UM DOS MOTIVOS QUE ME FIZERAM ABANDONAR DEFINITIVAMENTE A IGREJA BATISTA.



NÃO PODERIA SER UM CRISTÃO SEGUIDOR DO NESTORIANISMO.


A IGREJA CATÓLICA TEM RAZÃO!!!

3 comentários:

  1. O Verbo (que é Deus) se fez carne, ou seja, assumiu a forma de homem. Conforme profetizado desde o livro de Gênesis, este Ser Divino nasceria da mulher. No caso, segundo o profeta Isaías, o Messias (o Verbo encarnado) nasceria de uma virgem. O anjo, ao anunciar a Maria sua escolha para esta maravilhosa missão e posteriormente a José, diz que a criança (o Senhor Jesus) estava sendo concebida por obra e graça do Espírito Santo; ou seja, um processo em que a Essência Divina (Espírito Santo) se funde à essência humana de Maria (aquela que tem o genes ou semente de Davi e Judá) para dar origem ao Homem Jesus (2o Adão). Para ser o Cordeiro perfeito para expiação dos pecados do homem, Ele tem que ser, ao mesmo tempo, completamente homem (para em tudo ser tentado como qualquer homem e padecer de forma autêntica nossas dores) e completamente Deus (para ser puro, perfeito e sem pecado). Portanto, parece ser razoável crer que Maria (uma santa do Senhor), de forma afortunada foi escolhida para conceber e dar a luz ao Homem Divino que é Jesus. Ela não gerou a Deus, visto que isto é um absurdo teológico e filosófico. O Verbo, que é Deus, existe desde a eternidade e jamais foi gerado; mas para entrar no mundo e encarnar como homem, Deus estabeleceu que seria de uma mulher, uma virgem; por isso, Ele era chamado de Filho do Homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, provavelmente deve ser um protestante de uma comunidade que nega a decisão dogmática do Concilio de Éfeso, em 431. Primeiro gostaria de lhe dizer que Católicos, Ortodoxos e Protestantes históricos estão em pleno acordo com a afirmação de que Maria e Theotókos (Mãe de Deus) (Lutero, Calvino e Zuinglo não tiveram dúvidas), pois não se podemos nunca separar o Jesus divino do humano (união hipostática). Essa é a chave para a verdade, pois Jesus é um e não dois!
      Não posso concordar que a decisão do Concílio seja um absurdo teológico e filosófico. Esse é um Consenso verdadeiro contido nas Escrituras (Bíblia) e na viva tradição milenar da Igreja.

      Estaria Isabel Errada ao afirmar que Maria e mãe do seu Senhor (DEUS)

      "Donde me vem esta honra de vir a mim a MÃE de meu SENHOR?" (São Lucas 1,43)?

      1º - Por ter dito que Maria é a Mãe Deus, Santa Isabel como judia cometeu uma heresia?

      2º - Estaria Santa Isabel errada ao afirmar que Cristo é Deus (seu Senhor), sendo que Deus não pode ter mãe?

      3º - Santa Isabel estava certa e com ela a perene doutrina definida como dogma no Concilio de Éfeso, em 431!

      Vou mais longe amado anônimo ao citar (Isaias 9:6): “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

      Jesus o filho de Maria será chamado de Deus Forte, Pai da Eternidade. Acho que essa passagem põe termo ao que postou!

      Mais vou ainda mais longe: Isaías 7

      …13 Então falou Isaías: “Ouvi vós, todos os descendentes da Casa de Davi! Parece-vos pouco o fatigares e provares a paciência dos homens? Agora quereis também abusar da paciência do meu Deus? 14Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!

      Maria gerou em seu ventre o Deus Conosco!

      Quando os cristãos afirmam que Maria e Mãe de Deus (Theotókos), estamos dizendo que Jesus Cristo nosso Senhor é verdadeiramente Deus (2º Pessoa da Santíssima Trindade).

      Jesus Cristo é o Rosto Divino do Homem e o Rosto Humano de Deus!

      Prezado anônimo não podemos jamais separar as naturezas divina e humana de Jesus Cristo, acreditamos em um Único Senhor 100% homem, 100% Deus, filho da virgem Maria, por vontade divina para que toda humanidade fosse redimida pelo seu santo sacrifício na cruz!

      Cito parte do seu texto: O Verbo (que é Deus) se fez carne, ou seja, assumiu a forma de homem. Conforme profetizado desde o livro de Gênesis, este Ser Divino nasceria da mulher . (Disse tudo: Ser Divino nasceria (NOVO ADÃO) da Mulher (Maria - NOVA EVA). Jesus herdou a carne da humanidade, pois é semente da mulher.

      Louvado seja Deus nosso Senhor Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Gerado, Não Criado, verdadeiramente Filho Nascido de Maria.

      Amém.

      Excluir