sábado, 14 de maio de 2011

Essa é a Igreja criada por Henrique VIII


Que tipo de cristianismo oriundo da Reforma Protestante é esse?


É essa a reforma Crista proposta por Henrique VII, Calvino, Lutero e Zuinglo.


Sacerdotes gays anglicanos se casam em igreja em Londres.


O casal formado pelos reverendos Peter Cowell e David Lord tinha registrado sua união civil.


Segundo o jornal, a cerimônia rompeu as diretrizes da Igreja da Anglicana e foi realizada em desafio ao bispo de Londres, Richard Chartres.



Embora alguns clérigos liberais tenham realizado cerimônias de bênção para casais homossexuais antes, esta é a primeira vez que um vigário realiza uma cerimônia de casamento, utilizando a liturgia tradicional, com leituras, hinos e eucaristia, o que gerou críticas.



O arcebispo de Uganda, Henry Orombi, disse que a cerimônia foi "blasfema" e pediu ao primaz dessa confissão, Rowan Williams, que tome medidas para que a Igreja Anglicana não se desintegre.



A notícia do casamento vazou dias antes da conferência anglicana que será realizada em Canterbury, sede do primaz da Igreja Anglicana, na qual será difícil evitar um tema como o do homossexualismo, que divide bispos.


EUA: Igreja Anglicana dos EUA Autoriza Casamentos Homossexuais
Domingo, 10 Agosto 2003

A Igreja Episcopal dos Estados Unidos deu mais um passo para o reconhecimento da homossexualidade, apesar da polémica que o tema gera na comunidade religiosa a que pertence, a anglicana. Na noite de sexta-feira, o conselho de bispos autorizou os sacerdotes a casarem pessoas do mesmo sexo. A decisão formalizou o que muitos sacerdotes episcopais já faziam: na maior parte das 109 dioceses anglicanas nos EUA há já dez anos que se realizam casamentos de homossexuais e lésbicas. Apesar de terem dado este passo, os bispos do conselho não ousaram definir um ritual próprio para a cerimónia dos casamentos homossexuais, o que foi entendido pelos especialistas em questões religiosas como uma tentativa de evitar novos confrontos com a ala conservadora anglicana. Esta Igreja atravessa uma crise, havendo ameaças de ruptura por parte dos membros mais ortodoxos. Foi aberta na semana passada com a eleição, na Igreja Episcopal, de um bispo homossexual e adensou-se com a autorização dos casamentos homossexuais. Alguns observadores e membros desta igreja dizem que a questão da homossexualidade pode levar a um cisma, com a saída da Igreja Episcopal da Igreja Anglicana. O líder espiritual desta congregação, que tem 77 milhões de fiéis em todo o mundo, marcou, para Outubro, em Londres (Inglaterra), um encontro das cúpulas para debater a questão. 



Igreja Anglicana cria Coral Masculino Gay em São Paulo


O maestro Walter Fajardo e os participantes do Coral Masculino Gay



Uma paróquia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, localizada no centro de São Paulo, iniciou no último sábado, 21 de agosto, os ensaios do Coral Masculino Gay. Convidado pelo reverendo da Igreja, Arthur Cavalcante, o maestro Walter Fajardo aceitou o desafio de liderar um coral de vozes masculinas. "A intenção é incluir esses homens através da música, fazendo com que participem de eventos culturais pela cidade". 

A novidade já conta com a adesão de 12 homens e a meta é que esse número chegue a 40. Corais com esse perfil já são organizados em cidades como Los Angeles, São Francisco, Nova Iorque e Londres.

A paróquia da Santíssima Trindade, onde o reverendo Cavalcante atua, já é reconhecida por trabalhar a diversidade. No último 18 de agosto a paróquia e outras 24 empresas foram homenageadas pelo governador José Serra com o Selo Paulista da Diversidade, que reconhece ações voltadas para a inclusão de grupos discriminados. 

De acordo com Cavalcante, a criação do coral "é coerente com a tradição dessa comunidade anglicana de acolher pessoas, independente de sua orientação sexual". O maestro, que também é frequentador da igreja, diz que a igreja anglicana "trabalha com a percepção da humanidade, ao entender que a dignidade não está na sexualidade". 

O Reverendo Arthur ainda faz um convite para que qualquer homem participe deste coral, independente de sua orientação sexual, e identificado favoravelmente com os direitos humanos. 

Os interessados em participar do Coral Masculino Gay de São Paulo devem entrar em contato com a Secretaria da Paróquia da Santíssima Trindade no endereço: Praça Olavo Bilac, 63, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01201-050. Telefone: (11) 3667-8161 ou e-mail trindade@trindade.org.


Fonte: G.Online

Igreja Anglicana publica nota oposta à da CNBB sobre união homossexual

Angela Kempfer
Enquanto a entidade ligada a igreja católica condena a decisão, a Anglicana avalia que tal “aprovação é  importante avanço em nossa sociedade na busca pela superação de todas as formas de preconceito e um aperfeiçoamento no conceito de igualdade e cidadania numa sociedade marcada pela pluralidade, mas também por profundas desigualdades e discriminações”.A Igreja Anglicana divulgou hoje nota com posição oposta à da CNBB (Confederação de Bispos do Brasil) sobre união civil de homossexuais , reconhecida na semana pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A igreja esclarece que historicamente faz a defesa da separação entre igreja e estado. No entanto, avalia que a decisão do STF levanta sérios desafios “pois requer abertura para reconhecer que as relações homoafetivas são parte do jeito de ser da sociedade e do próprio ser humano. A partir de agora, os direitos desse grupo tornaram-se iguais aos de todas as outras pessoas. Reconhecemos que há ainda muito que fazer nesse campo, pastoral e socialmente, para afirmar a dignidade da pessoa humana e seus direitos”
Os anglicanos reafirmam compromisso de ser uma Igreja que acolhe e serve. “ Louvamos a Deus pelos avanços conquistados, entendendo que fazem parte da sutil e gradativa inspiração do Espírito Santo para transformar nossa sociedade. Conclamamos todos os anglicanos e as anglicanas a acolher as pessoas que nos buscam, a orar por elas e acompanhá- las pastoralmente, entendendo que a Igreja é um edifício ainda em construção”, conclui a nota.
Abaixo nota minha!!!
Você cristão protestante concorda com a posição anglicana?
Ou concordam com posição da Igreja Católica representada pela CNBB?
Qual posição pertence ao  cristianismo verdadeiro?
Respondam por favor a luz da Bíblia Sagrada e da Tradição Cristã!!!




Um comentário: