segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Exploradores da fé

Aconteceu no interior do Estado do Paraná uma triste história de extorsão, do pior tipo que pode existir: a exploração de pessoas simples por meio da fé. Toda uma família se viu envolvida num pesadelo de dor e desespero.

A família passava por um momento difícil, de muito sofrimento. A total carência frustrava a vida dos cinco fi lhos e da mãe simples, que era de fato a mais atingida pelas amarguras da pobreza. Ela não conseguia levantar os recursos mínimos para arcar com as despesas da casa, e assim viviam sem paz. O marido abandonara a família, e como se não bastasse, para agravar ainda mais a situação, havia o envolvimento com bebidas e drogas, uma espécie de tentativa de fuga da dura realidade. Ela conseguiu trabalho como bóia-fria durante a semana, mas os ganhos não cobriam as despesas da família. A pobre mãe procurava alternativas nos fins de semana.

E então o pior acontece. Passando em frente ao salão de reuniões de uma seita religiosa autodeclarada “cristã”, ela é convidada a entrar. Recebida entre muitos sorrisos, palavras de boas-vindas e gentilezas, ela recebe, de imediato, a promessa da Graça Divina, a “garantia” de uma grande mudança para melhor em sua vida, com muita riqueza e paz. Era tudo que aquela alma massacrada precisava ouvir naquele momento... Aceitou prontamente o convite, pois o desespero cega. Sentindo-se acolhida, resolve esperar o início do culto, que começaria dali a alguns minutos.

O “pastor” começa a pregação prometendo não só o Céu, mas também, e principalmente, muitas graças e bênçãos já para esta vida, para breve, muito breve. - Para todos aqueles que estivessem dispostos a demonstrar a sua “fé” e o seu comprometimento... O golpe sujo vem logo em seguida. Cinco indivíduos pagos sobem ao púlpito, onde compartilham elaborados falsos testemunhos de como alcançaram as graças e a vitória de que necessitavam desesperadamente antes de chegar àquele lugar. Um conseguiu o emprego dos sonhos; o outro ganhou uma promoção no trabalho, e teve o salário triplicado, um terceiro reconquistou a pessoa amada depois de vários anos de separação, e agora viviam felizes como num comercial de margarina...

E assim por diante. Todos haviam superado histórias de grande sofrimento e difi culdades, depois que encontraram a “igreja” X, e provado a sua fi delidade através de doações... A pobre mãe vê a sua própria história refl etida nos falsos testemunhos. Logo depois, outra encenação completa o golpe: um tapete vermelho é estendido, da entrada até o palco, que esses estranhos “cristãos” chamam de “altar” (como pode ser altar se não há sacrifício nem oferta, a não ser fi nanceira? O tapete simbolizaria o Mar Vermelho. Os cinco colaboradores pagos avançam simulando uma espécie de êxtase, e fazem de conta que não conseguem chegar até o fi m: por isso lhes é dito que devem pagar, em dinheiro, uma quantia menor.

A mãe sofredora, com muita esperança, consegue completar sua caminhada até o palco, isto é, atravessouo “Mar Vermelho”. Mas, infelizmente, as promessas de bençãos e mudança de vida rapidamente se transformam em mais um pesadelo na sua vida: segundo o “pastor”, ela, de agora em diante, deveria pagar o dízimo, e teria que ser literalmente a quantia de dez por cento sobre o salário que ela recebia (mesmo que ele já não fosse sufi ciente para cobrir suas despesas mais básicas); caso contrário, sua alma estaria em risco de ir para o inferno.

E a mãe infeliz vai à luta, pois, além de colocar comida na boca dos filhos, ela agora acredita que está em dívida para com aquela seita. Tenta negociar com o “pastor”, mas sofre sempre a ameaça de maldições e do inferno, acusada de estar em dívida com Deus. É uma triste história real, entre muitas outras histórias reais parecidas com esta, que acontecem com frequência cada vez maior em nosso país. Lobos em pele de cordeiro estão à espreita em cada esquina.

Rezemos para que as almas de tantas pessoas simples não sejam desviadas e enganadas por esses verdadeiros agentes do mal. Fica o alerta. Ninguém está livre de tribulações nesta vida. Com fé e confi ança em Deus, podemos nos libertar. Ninguém deve sair em busca de falsas “soluções milagrosas” fora da Igreja Católica Apostólica Romana, a única fundada por Cristo Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário