segunda-feira, 18 de março de 2013

Cristãos Invisiveis?

 

 
 
O Qatar é um pequeno país árabe.Tem 11.400 quilômetros quadrados e 550 mil habitantes, dos quais 60 mil são católicos.

O único padre existente é o canadense John Vandeerlin.

Não é fácil, para quem passa na estrada, descobrir onde fica a missão católica de Doha, a única paróquia do Qatar. Um muro branco esconde-a completamente aos olhos das pessoas.

A surpresa torna-se ainda maior quando se atravessa o portão e se entra no pátio circundante: sete pequenas construções pré-fabricadas, uma casa em alvenaria, alguns balanços e brinquedos para crianças..., e mais nada. Falta sobretudo a igreja.

Até o momento, foi impossível obter licença para a construir, explica o padre John - com 54 anos e 13 como pároco do Qatar. “A corrente islâmica Wahabi, majoritária no país, sempre viu isso como uma profanação da terra santa (deles)”.

No entanto, devido às pressões exercidas pelas embaixadas ocidentais, o governo está dando alguns sinais de abertura. Já há um terreno que será dividido entre católicos e anglicanos.

O sonho de uma Igreja parece se tornar realidade. Será um grande passo à frente, diz o padre John, já que permitirá aos cristãos aparecerem em público, depois de terem vivido como eremitas, cercados por muros.

Temos que imprimir nossos catecismos, já que é proibido importá-los.

Fazemos artesanalmente os crucifixos e a missa é celebrada sempre de porta fechada: a ordem do governo é de que nos tornemos “invisíveis”.

Contudo, a participação dos fiéis é muito elevada. Um grande exemplo para nós que desperdiçamos as oportunidades que nos são oferecidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário