segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Manual Bíblico Católico - 1


Onde é que está escrito na Bíblia que......Basta ler a própria Bíblia para conhecer Jesus Cristo e ser considerado cristão?

Resposta: Em lugar nenhum! Ao contrário, a Bíblia Sagrada afirma exatamente o contrário. No Evangelho segundo João, Jesus Cristo ensina: “Vocês examinam as Escrituras, julgando encontrar nelas a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim; e vocês não querem vir a mim, para que tenham a Vida.” (João, 5, 39)

A própria Bíblia ensina que Deus não pode ser encontrado apenas nas Escrituras! Em absolutamente nenhum trecho a Bíblia Sagrada se apresenta como o único caminho até Jesus Cristo, e jamais afirma que basta ler as Escrituras para seguir Jesus ou alcançar a salvação.

O estudo das Sagradas Escrituras demonstra, isto sim, que a base e o fundamento de tudo o que precisamos saber a respeito de doutrina , do modo correto de ser e agir do cristão, da salvação das nossas almas e de tudo aquilo que se refere à Verdade, que é Cristo Jesus, devemos buscar primeiramente na Igreja que o próprio Cristo instituiu sobre a Terra, como vemos em Mateus 16, 18.

Nesta passagem, Jesus primeiro muda o nome de Simão para Pedra (Pedro); a seguir declara que sobre aquela Pedra fundaria a sua Igreja, e ainda entrega a Pedro as Chaves do Reino do Céu, dando-lhe autoridade sobre a mesma Igreja: “Tudo o que ligares na Terra será ligado no Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus”. Essa liderança de Pedro sobre a Igreja e sobre os Apóstolos é confirmada em várias passagens do Novo Testamento, especialmente em Atos dos Apóstolos, quando o próprio Pedro, em meio à reunião com todos os outros Apóstolos e anciãos e diz: “Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho, e cressem”. (Atos dos Apóstolos 15, 7)

Pedro mesmo confirma que foi eleito dentre os Apóstolos. Mesmo assim, tem gente querendo dizer que não, que não existe Igreja nem Papa... Que a Pedra a que Jesus se referiu não era Pedro! É o cúmulo da cegueira! Jesus mudou o nome dele para Pedra, e logo depois, na mesma frase, lhe entregou as Chaves do Reino do Céu! Como é possível negar os fatos? E são esses mesmos, que fecham os olhos para as verdades da Bíblia, que se dizem os verdadeiros entendedores da Bíblia...

Pedro não é chamado literalmente de “Papa” na Bíblia, porque esse termo surgiu séculos mais tarde, mas Pedro é claramente o primeiro Papa, isto é, o primeiro líder dos cristãos na Terra, que depois veio a ser chamado Bispo de Roma, onde se estabeleceu, e a partir de onde a Igreja se expandiu universalmente, cumprindo afinal o mandamento de Cristo, de levar o Evangelho até os confins da Terra (Mc, 16, 15).

Sabemos que esta Igreja é uma só, a Católica (Universal) Apostólica (dos Apóstolos) Romana (centro a partir do qual a Igreja se desenvolveu e cumpriu o seu papel evangelizador: é a mesma ‘Igreja de Roma’ citada nas cartas de Paulo) , a única que existe há dois milênios, e a mesma Igreja que produziu e preservou até hoje a Bíblia Cristã.

É importante saber: quando a Bíblia menciona “as escrituras”, está se referindo à Bíblia Judaica, que contém a Lei e os Profetas. A Bíblia Sagrada Cristã, que temos hoje, foi escrita, de􀏐inida e preservada pela Igreja Católica através dos séculos. Ela ainda não existia no tempo dos Apóstolos. Concluindo o estudo deste tópico do nosso Manual Bíblico, veremos onde é que a Bíblia diz que está a base para a nossa salvação e a nossa fé:

“..A Casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade.” (1 Timóteo 3, 15)

Outras traduções dizem que a Igreja é a “Casa do Deus Vivo, a base e o fundamento da Verdade”... A coluna, o sustentáculo, a base e o fundamento da nossa fé é a Igreja ou a Bíblia? Como vemos, a própria Bíblia não poderia ser mais clara, direta e incisiva na resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário