quinta-feira, 25 de abril de 2013

SÃO MARCOS



Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era judeu de origem e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar" (Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou no poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.
São Marcos, depois da morte de São Pedro e São Paulo, viajou para pregar em Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram. 

Ele foi martirizado no dia da Páscoa, enquanto celebrava a missa. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou São Marcos como padroeiro. 

Ele foi arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles e acabou morrendo estrangulado.



Basílica de São Marco e no seu interior, no altar, abracei o túmulo onde estão as relíquias do evangelista São Marcos.
A parte branca embaixo do altar é o túmulo onde se encontram as relíquias de São Marcos.
 


                                 O evangelista é representado pela figura de um leão alado. 
  As asas do leão reportam-se ao seu papel de mensageiro.

São Marcos começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judeia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais.


“voz que clama no deserto”

         

Reflexão:
São Marcos, que na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, evangelizou pela ação do Espírito muitas comunidades. Marcos é conhecido por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, e por ter escrito o primeiro dos evangelhos. Louvemos a Deus pela vida deste grande santo, que nos garantiu a perpétua memória de nosso Salvador Jesus Cristo. Convido você a abrir sua bíblia e encontrar com Jesus através das palavras de São Marcos. Que tal render louvores a São Marcos pela leitura orante do seu evangelho?

Oração:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos, rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
São Marcos, rogai por nós! 

2 comentários:

  1. Quais foram os sucessores de São Marcos na Igreja de Alexandria, por ele fundada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Arnaldo.receba a paz de Cristo!
      No referido sítio da internet cito entre parenteses: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_patriarcas_de_Alexandria) você terá uma boa informação sobre os sucessores da sé de São Marcos dentro do ramo copta do cristianismo. Conte sempre com o baixadacatolica e saiba que esse blog também é seu! abraços e felicidades no Senhor!

      Excluir